III Semana de Arte e Cultura na Educação Infantil mobiliza UEIs e escolas municipais de Mossoró
O tema escolhido este ano para a Semana foi “Diversidade e valorização cultural: na palma da mão, na ponta do pé”, com destaque para a cultura negra e indígena. A programação segue até a sexta-feira (22).
Por: Maricelio Almeida
Teve início nesta segunda-feira (18) a III Semana de Arte e Cultura na Educação Infantil (SACEI), atividade promovida pela Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), mobilizando mais de sete mil crianças de todas as unidades de ensino da Rede Municipal que ofertam a Educação Infantil. O tema escolhido este ano para a Semana foi “Diversidade e valorização cultural: na palma da mão, na ponta do pé”, com destaque para a cultura negra e indígena. A programação segue até a sexta-feira (22).
“Todos os anos trabalhamos um tema para que as crianças explorem e realizem todas as ações propostas juntamente com a família e apresentem essas ações para a comunidade. Esse ano trouxemos a temática ‘Diversidade e valorização cultural: na palma do pé, na ponta da mão’, para que por meio da literatura infantil, possamos apresentar as diversas culturas existentes na sociedade para as crianças, para que elas saibam valorizá-las e respeitá-las”, destacou Alaíde Andrade, coordenadora de Educação Infantil da SME.
As atividades preparatórias da III SACEI começaram ainda em agosto, com o planejamento das ações e a realização de encontro formativo. Em setembro, houve a apresentação do projeto às equipes das UEIs e escolas que ofertam a Educação Infantil, e em outubro as crianças, auxiliadas pelos professores, iniciaram a confecção dos trabalhos, que vão desde exposições de cartazes, pinturas, dança, até a produção de peças com argila e outros materiais. Os pais também participaram do processo.
“Estamos há um mês desenvolvendo esse projeto, que busca a valorização da diversidade cultural a partir da infância. Estamos trabalhando a temática racial, envolvendo a literatura para crianças, a literatura negra, abordando questões como tom de pele, cabelo, cultura como a capoeira, dança. Cada turma está trabalhando de uma forma diferente a diversidade e a cultura afro-brasileira e africana”, explicou o supervisor Matteus Luz, da UEI Izabel Macedo.
Na unidade em que Matteus atua, a Semana de Arte Cultura mobiliza mais de 300 crianças, de 22 turmas. São crianças como Isabella de Oliveira.“Estou achando legal, porque a gente aprende sobre várias coisas”, comentou. “Aprendi sobre a capoeira e sobre Zumbi dos Palmares, um negro que defendeu os negros. Eu adoro vir para a escola”, acrescentou o pequeno Lucas Sousa, de cinco anos.
Nas unidades de ensino da zona rural, a III SACEI terá sua culminância realizada nesta terça-feira (19). Na zona urbana, o encerramento se dará ao longo da sexta-feira (22), contemplando também espaços públicos abertos da cidade.