III Semana de Arte e Cultura destaca protagonismo da educação infantil na zona rural de Mossoró
Por: Italo Bruno
A Escola Municipal Dr. José Gonçalves, localizada na comunidade São João da Várzea, foi palco, na manhã desta terça-feira (19), da culminância da III Semana de Arte e Cultura da Educação Infantil (SACEI). O evento reuniu alunos, professores, gestores e a comunidade em uma celebração que destacou o talento e a criatividade das crianças da Rede Municipal de Ensino.
Com o tema “Diversidade e valorização cultural: na palma da mão, na ponta do pé”, com destaque para a cultura negra e indígena, a programação foi marcada por apresentações culturais, exposições artísticas e atividades que valorizaram a expressão e o protagonismo dos alunos. A iniciativa integra o calendário pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e tem como objetivo incentivar o desenvolvimento integral das crianças, promovendo a arte e a cultura como instrumentos de aprendizagem.
“Foi um trabalho extremamente produtivo, onde as crianças se engajaram no projeto e entenderam a importância do brincar através da sua própria criatividade. Os brinquedos que a gente desenvolveu ao longo desse período foram brinquedos africanos e também de origem indígena. Foram confeccionados brinquedos como peteca, o maracá, conhecido como chocalho, também de origem indígena, e o kabulete, que é um brinquedo africano. Além disso, trabalhamos o fantoche, resgatando para a sala de aula a importância da brincadeira lúdica em forma de atividade. No geral, foi tudo muito proveitoso”, afirmou o professor do infantil I, José Nilton.
Durante o evento, as crianças encantaram o público com apresentações que iam desde danças folclóricas até encenações baseadas em histórias infantis, mostrando o resultado de um trabalho planejado e executado ao longo do ano. A participação da comunidade escolar reforçando os valores culturais e sociais da região foi de fundamental importância para o sucesso do evento, que segue sua programação até a sexta-feira (22).