terça-feira - 30/11/2021

Idosos participam de atividade em homenagem ao Dia Internacional do Idoso

Por: Edinaldo Moreno

Idosos assistidos pelo Centro de Convivência do Idoso do bairro Alto de São Manoel participaram no início da tarde desta terça-feira (30) de uma celebração em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, comemorado no último mês de outubro. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991, a data tem como objetivo principal sensibilizar a sociedade para as questões relacionadas ao envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar da pessoa idosa.

Ambientado nos anos 60, os idosos apresentaram coreografias ao som de grandes sucessos da época. “Aqui é um importante instrumento de convívio de idosos”, destacou o titular da SEMASC, Thiago Marques. Ele ressaltou a atenção que os idosos recebem do CCI Alto de São Manoel.

“Aqui no CCI eles têm atenção e a dignidade que merecem. São pessoas que contribuíram durante muito tempo na sua vida de várias formas. Aqui é um momento de lazer, de descontração. É perceptível a alegria de todos eles aqui nesse momento único para a vida deles”, disse.

A atividade trouxe bem-estar para os idosos que participaram do momento. Cerca de 70 idosos estiveram presentes a feijoada organizada pelo órgão ligado a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC).

“Estou adorando a festa hoje aqui. É bom demais a gente brincar, se reunir, participar é a coisa melhor da vida. Eu me diverti muito. Não tenho nem palavras para dizer nesse momento”, falou Francisca Rodrigues, de 67 anos, moradora do bairro Alto de São Manoel e que participa das atividades do CCI desde os 58 anos.

“Estou gostando muito. É muito boa dançar. É ótimo e uma alegria para a gente”, disse a dona de casa Maria do Carmo, de 60 anos.

A coordenadora do CCI Alto de São Manoel, Vilma Câmara, exemplificou a vontade dos idosos em participarem das atividades realizadas no espaço e o empenho no ensaio para a apresentação ocorrida neste dia muito especial.

“Hoje estamos realizando essa festa em homenagem ao Dia Internacional do Idoso. Nós não poderíamos deixar em branco essa data muito importante para eles. Eles ensaiaram para realizarem essa apresentação recordando e relembrando a época deles e também passando para a sociedade e família que são capazes de se divertirem”.

O CCI do Alto de São Manoel oferta os serviços intersetoriais aos idosos de segunda a sexta-feira. As atividades desenvolvidas no local são de educação alimentar, cuidados com a saúde, higiene pessoal, atividades culturais, visitas domiciliares, encaminhamentos garantindo assim os direitos desses idosos, palestras educativas relacionadas aos mais diversos temas que agregam valores aos idosos e mostram a sua importância na família e sociedade.

HOMENAGEM

Ainda durante a comemoração, o grupo de idosos prestou homenagem a Heverton Cândido, que nos deixou na semana passada. Os idosos levaram cartazes com mensagens carinhosas.