segunda-feira - 21/11/2022

I Semana de Arte e Cultura na Educação Infantil é aberta na Escola Francisco de Assis Nogueira

Por: Maricelio Almeida

Foi aberta na tarde desta segunda-feira (21), na Escola Municipal Francisco de Assis Nogueira, localizada na comunidade de Sussuarana, zona rural de Mossoró, a I Semana de Arte e Cultura na Educação Infantil, programação que será desenvolvida em todas as unidades de ensino que ofertam a Educação Infantil na Rede até a próxima sexta-feira, 25, com atividades trabalhando a temática “Arte e cultura na infância: interações e brincadeiras”.

Na Escola Municipal Francisco de Assis Nogueira, o subtema escolhido para a culminância do projeto foi “Música na Educação Infantil: releituras de Toquinho”, homenageando o cantor, compositor e violonista brasileiro autor de sucessos como “Aquarela”. “Nós buscamos trabalhar de maneira lúdica a musicalização, porque é um tema que eles gostam muito. Toquinho agrada tanto adultos quanto os pequeninos, então nos aproximamos desse tema”, destacou a professora Celineide Gondim.

Participaram do projeto na Escola Francisco de Assis Nogueira cerca de 30 crianças, de 2 a 5 anos de idade, realizando atividades como dramatização, pintura, colagens, entre outras. “Eu vou apresentar a música 'Aquarela', que aprendi no ensaio”, disse a pequena Adna Vitória. “Aqui é muito legal. Eu estudo e brinco muito”, acrescentou Kívia Monalisa.

Os pais marcaram presença na apresentação das crianças. Maria Bezerra, mãe da pequena Kívia, vibrou com o desempenho da filha. “É um projeto muito bom, em que a minha filha se sente feliz em participar, estimulando ela a estudar cada vez mais. Estou muito satisfeita com o ensino aqui da escola”, contou.

Éryka Mayane, mãe da aluna Melissa Vitória, elogiou a iniciativa da escola e da Secretaria Municipal de Educação (SME). “É muito importante a gente estar presente nesse momento, ver a felicidade deles e ver o aprendizado também. Graças a Deus e a toda a equipe aqui da escola minha filha já aprendeu a ler, já sabe fazer o nome dela e, para mim, é muito importante acompanhar cada passo dela”, afirmou.

Diretora da Escola Francisco de Assis Nogueira, Isabel Félix ressalta a importância do projeto para o processo de desenvolvimento dos alunos. “As crianças, ao longo desse projeto, foram promovendo releituras da obra de Toquinho, através da arte, do recorte, da colagem, do desenho, foi muito gratificante. Elas se sentiram estimuladas, motivadas”, disse, complementando:

“Estamos fazendo a abertura da I Semana de Arte e Cultura, isso é motivo de grande alegria, por ser a zona rural escolhida para fazer toda essa abrangência do projeto, que é riquíssimo, que tem como tema principal as interações e brincadeiras. Os pais estão em uma alegria só. Eles se sentiram prestigiados. Boa parte da comunidade está aqui presente”, relatou a diretora.

A coordenadora de Educação Infantil da SME, professora Alaíde Andrade, acompanhou a abertura das atividades da I Semana de Arte e Cultura, destacando o objetivo da iniciativa.

“Esse evento foi pensando em dar visibilidade à arte e à cultura que as crianças desenvolvem nas unidades e nas escolas que ofertam a Educação Infantil, para que cada criança, cada turminha, pudesse apresentar o seu trabalho para a comunidade, para as famílias, visto que a culminância do projeto se dá dentro das próprias unidades e escolas”, frisou.

Nesta terça-feira (22), a programação do evento segue em três Unidades de Educação Infantil (UEIs): Maria Salém Duarte (Belo Horizonte), Rosa Maria Pinto (Santo Antônio) e Dulce Escóssia Nogueira (Alto da Conceição). As atividades serão encerradas na sexta-feira (25).