segunda-feira - 30/05/2022

Hospital Psiquiátrico de Mossoró realiza quase 13 mil atendimentos e atividades no 1º quadrimestre de 2022

Por: Edinaldo Moreno

Levantamento do Hospital Psiquiátrico de Mossoró Doutor Milton Marques de Medeiros mostra que foram realizados no primeiro quadrimestre de 2022 quase 13 mil atendimentos e atividades aos pacientes da unidade hospitalar mantida pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Entre janeiro e abril deste ano foram 12.985 atendimentos e atividades desenvolvidas no hospital psiquiátrico. Destaque fica para as atividades de terapia ocupacional. Neste período houve 5.730 sessões. Deste total, 2.094 foram de atividades socioterápica, 1.947 de musicoterapia, 631 criarte e pouco mais de 500 ludoterapia.

O departamento de Terapia Ocupacional e Educação Física do hospital municipal possui atividades indicadas ao cuidado e reabilitação dos pacientes internados pelo período designado ao tratamento até a sua alta hospitalar.

O Serviço Social do hospital realizou nestes quatro primeiros meses do ano 2.747 atendimentos, distribuídos a pacientes, familiares e admissões com reinternamento. Ao todo, foram 1.368 atendimentos a familiares, 1.107 a pacientes e 276 reinternamentos.

No ato da admissão os familiares dos pacientes internados na unidade de psiquiatria são encaminhados para entrevista com a assistente social, a fim de se identificar e intervir em questões sociais e familiares significativas, que possam colaborar para o diagnóstico, tratamento e evolução dos pacientes.

Além do atendimento individual, a assistente social realiza grupo com os familiares dos pacientes que ingressaram na unidade.

O número de atendimentos aos familiares dos pacientes e aos usuários do serviço no setor de psicologia do Hospital Psquiátrico de Mossoró chegou a 1.699 entre 1º de janeiro e 30 de abril do ano corrente. Destes, foram 851 em grupo, 840 atendimentos individuais ao paciente e oito à família.

Ele realiza avaliação e diagnóstico psicológicos de entrevistas, observação, com vistas à prevenção e tratamento de problemas psíquicos, auxilia no entendimento dinâmico do paciente, identificando estruturas e traços de personalidade, bem como conflitos e mecanismos de defesa e o paciente para entrada, permanência e alta hospitalar.