quinta-feira - 09/11/2023

Horto Florestal realiza oficina para produção de hortaliças e plantas medicinais na UBS Lucas Benjamim

Por: Edinaldo Moreno

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), através do Centro de Produção de Mudas (COM), esteve nesta quarta-feira (8) na Unidade Básica de Saúde (UBS) Lucas Benjamim realizando uma oficina voltada para a produção de hortas e plantas medicinais.

O objetivo do encontro foi ensinar como é que faz o processo de compostagem e reutilização dos resíduos orgânicos para a produção das hortaliças e das plantas medicinais, promovendo um ambiente terapêutico. Raniere Barbosa, gerente executivo de Desenvolvimento Rural da Secretaria de Agricultura, explicou como foi a oficina realizada na unidade de saúde do bairro Abolição III.

“Tivemos na UBS Lucas Benjamim fazendo um trabalho de orientação para a produção de hortas e plantas medicinais, que acaba sendo um espaço terapêutico para os pacientes do bairro. O Horto Municipal esteve presente realizando essa oficina ensinando aos pacientes como faz esse processo de compostagem e reutilização dos resíduos orgânicos”, destacou.

Raniere Barbosa salienta ainda que esse trabalho já é realizado em outras unidades básicas de saúde do município. A Secretaria de Agricultura doou plantas medicinais para a UBS Lucas Benjamim e o esterco, através da compostagem. “Estamos fazendo esse trabalho em outras UBSs aqui de Mossoró, e em comunidades como o caso bairro Pintos, onde a Seadru, através do Horto Florestal, realizou várias oficinas para esses grupos”.

AGRICULTURA URBANA

O gerente executivo destaca ainda que esse trabalho promove em Mossoró uma discussão da agricultura urbana. “Ele é um processo bem interessante na qual, até a nível nacional, o governo federal vem fazendo uma discussão nacional através da agricultura urbana, potencializando esse trabalho”.

Representantes da Secretaria de Agricultura vão participar de um curso em Natal sobre agricultura urbana. As oficinas promovidas pelo Ministério do Meio Ambiente ocorrerão entre os dias 13 e 21 deste mês para o processo de produção da agricultura urbana nas cidades.

“A Secretaria de Agricultura de Mossoró já vem desenvolvendo esse trabalho desde 2021 em alguns pontos, reforçando sempre o processo de doação de mudas e orientação de educação ambiental, que acaba dialogando com a agricultura urbana, uma temática que vem se construindo a nível de Brasil”, concluiu.