terça-feira - 05/10/2021

Guardas municipais iniciam teste psicológico para porte institucional

Por: Wesley Duarte

A Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESEM) avançou o processo do porte institucional de arma de fogo da Guarda Civil Municipal (GCM). O município iniciou na última segunda-feira (27), os exames psicológicos, uma das fases para obtenção do porte de arma.

Até 1º de outubro, o Executivo municipal realizou 200 psicotestes, contemplando 70% do efetivo. O exame é realizado pelo Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa - IBGP. Há 9 anos a categoria aguardava por essa conquista que promoverá mais segurança para a cidade.

“Seguimos o nosso cronograma dando início à última fase para o porte institucional de arma de fogo da Guarda Municipal. Estamos realizando o teste psicológico e posterior a isso vamos para o curso de tiro. É um momento histórico para nossa cidade. Será uma ferramenta de trabalho fundamental para melhorar a segurança de todos”, destacou Cledinilson Morais, secretário de Segurança.

O processo para obtenção do porte institucional foi iniciado em fevereiro deste ano. No dia 24 de agosto, o prefeito Allyson Bezerra assinou o Termo de Cooperação Técnica e Plano de Trabalho na Superintendência da Polícia Federal em Natal/RN. O documento autoriza o município a dar início ao curso de tiro para a formação dos guardas.

Chefe do Poder Executivo, Allyson Bezerra enfatizou a importância do equipamento para a promoção da segurança no município. “Nós reconhecemos o papel importante da Guarda Municipal para a população mossoroense e os bens públicos, num trabalho complementar à própria segurança pública, que precisa sempre de reforço à vida do cidadão”, comentou.