quarta-feira - 13/03/2024

Guarda Municipal passa por capacitação em APH tático e primeiros socorros

Por: Italo Bruno

A Prefeitura de Mossoró realizou nesta quarta-feira (13) capacitação da Guarda Civil Municipal (GCM) com treinamentos de atendimento pré-hospitalar (APH), primeiros socorros e suporte básico de vida. O objetivo é preparar as guarnições para lidar com as situações de emergências em ocorrências cotidianas. A capacitação aconteceu na sala de treinamentos da GCM, em sua sede.

Na oportunidade, os presentes puderam realizar treinamentos em situações realísticas, onde foram submetidos a exemplos de cenários emergenciais que reproduziam situações encontradas em campo. Essa capacitação permite que os guardas estejam cada vez mais prontos para enfrentar os desafios que podem encontrar em sua rotina profissional, preparando-os para lidar com situação de estresse e a tensão em momentos mais delicados.

“A gente está aqui ministrando o curso de atendimento pré-hospitalar e outros, fazendo algumas comparações entre o APH tático e o APH civil, levando em consideração o fato de que sempre quem chega no local primeiro, na maioria das vezes, é a equipe de segurança. Então, se eles estiverem capacitados em noções básicas de atendimento e primeiros socorros, com certeza vão fazer a diferença na vida de uma pessoa”, frisou o enfermeiro e instrutor, Marcelo Salles.

Recentemente, uma guarnição da GCM conseguiu salvar a vida de um bebê de apenas oito meses, que se encontrava apresentando convulsões. A aptidão para procedimentos de emergências em primeiros socorros e a qualificação constante da GCM foi um fator crucial e decisivo para o êxito da ocorrência.

Essas práticas e abordagens seguras aprendidas durante a capacitação contribui para que a GCM adquira ainda mais habilidade e confiança. Além disso, desenvolve as competências necessárias na ação prática de forma correta e ágil em situações de urgência e emergência.

“A gente se preocupa diariamente com o profissional que está na linha de frente em favor da população mossoroense. E para isso, a gente também se preocupa com esse preparo e essa qualificação, sabendo da necessidade sobre essa capacitação contínua e permanente. Hoje, estamos recebendo um instrutor preparado e credenciado, que atua na área emergencial, para que possa nos transmitir ainda mais conhecimento para lidar com situações que a gente se depara em nossa cidade. Portanto, nada mais plausível do que a gente trazer essa capacitação para que possamos ficar cada vez mais prontos para enfrentar esse tipo de situação e ajudar também a salvar vidas”, ressaltou o comandante da GCM, Thiago Fernandes.