sábado - 22/06/2024

Grupos juninos de Fortaleza abrem Festival Interestadual de Quadrilhas do Mossoró Cidade Junina

Por: Edinaldo Moreno

Primeira noite de disputa encantou o público presente. Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM) Primeira noite de disputa encantou o público presente. Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM)

Duas quadrilhas juninas do Ceará abriram na noite desta sexta-feira (21) o Festival Interestadual de Quadrilhas do Mossoró Cidade Junina (MCJ). A disputa ocorre na Arena Deodete Dias, montada na Avenida Rio Branco, no Corredor Cultural.

Os dois primeiros grupos juninos a se apresentaram na categoria estilizada adulto foram Junina Buscapé e Babaçu, ambos de Fortaleza. As duas quadrilhas levantaram o público que compareceu ao espaço dedicado a apresentação das quadrilhas juninas.

Paulinho Buscapé, organizador da Junina Buscapé, destacou a importância da quadrilha cearense se apresentar no Mossoró Cidade Junina, no que ele classifica como um dos maiores festas juninas do país. Ressaltou ainda a honra em participar do são joão mais cultural do Brasil.

“O Mossoró Cidade Junina para nós é um grande marco do ano. Desde 2018 a gente se apresenta aqui e é uma honra muito grande em participar. Na minha opinião o Mossoró Cidade Junina é um dos maiores são joões do Brasil e ficamos muito felizes em fazer parte desta festa. Mossoró sempre está no calendário da gente. Aqui é uma vitrine muito grande. Essa é a nossa sétima apresentação neste São João e vamos até meados de julho se apresentando”, disse.

Junina Buscapé foi a primeira quadrilha a se apresentar. Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM)

 

Romário Sousa e Niely Costa são os noivos da Buscapé e também exaltaram a participação no Mossoró Cidade Junina. “Dançar em Mossoró é uma experiência muito grande. É muito maravilhoso. A gente passa o ano todo se preparando para se apresentar neste espetáculo muito grande, que todo mundo espera”, enfatizou a noiva.

“A nossa preparação é sempre positiva. A gente vem trabalhando e projetando esse trabalho para apresentar para o público, que aqui em Mossoró é sempre caloroso e nos acolhe muito bem. A cultura é fomentada através disso, de muito esforço, dedicação e a gente que é quadrilheiro consegue sentir essa energia de Mossoró com a presença do público”, observou o noivo da Buscapé.

Alice Rodrigues é a rainha do grupo junino fortalezense. Já Giancarlo Travassos o marcado da quadrilha. A dupla também se derreteu em elogios ao Mossoró Cidade Junina.

“O Mossoró Cidade Junina já está no nosso calendário. É sempre um marco muito grande. O Mossoró Cidade Junina representa para nós toda uma celebração cultural. Nós celebramos a cultura do nosso estado e também a cultura do país. A gente fomenta e enriquece a cultura do Brasil através do nosso trabalho”, falou Alice.

“Para mim é um prazer enorme fazer parte deste espetáculo, ser da Junina Buscapé e trazer a nossa cultura do Ceará e fundir com a cultura do Rio Grande do Norte. Nesse ano estou estreando como marcador do grupo”, frisou Giancarlo.

Junina Babaçu encantou o público em sua apresentação. Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM)

 

BABAÇU

A segunda quadrilha da noite a se apresentar, a Junina Babaçu encantou o público presente a Arena Deodete Dias que acompanhou a primeira noite de apresentações na categoria estilizada interestadual. Ela é a atual campeã da categoria nos festejos juninos de Mossoró. Os componentes do grupo cearense também destacaram a alegria de participar do concurso de quadrilhas no Mossoró Cidade Junina.

“É sempre uma satisfação dançar aqui em Mossoró. Todo grupo tem esse sonho e a gente, graças a Deus, em alguns anos a gente vem realizando. Estamos trazendo um trabalho de seis meses de preparação. É sempre especial em estarmos se apresentando em Mossoró. Ser quadrilheiro e não pisar aqui nessa arena não tem validado a pena”, disse Júlio Cesar que é o coreógrafo e marcador da Babaçu.

Alessandro Mesquita e Barbara Rodrigues formam o noivo e a noiva do grupo junino e também salientaram a alegria da quadrilha em estar mais uma vez no São João de Mossoró.

“É um prazer imenso. Desde 2010 que venho todo ano aqui para o Mossoró Cidade Junina e é só alegria. Para mim é um dos melhores festivais que temos no país. Desde julho do ano passado que a gente prepara esse espetáculo”, falou Mesquita. “É uma alegria imensa estar fazendo parte desse evento. Já é o terceiro ano que participo e agora como noiva é uma alegria, uma satisfação imensa. Eu me sinto muito feliz e realizada porque aqui é um grande evento, um dos maiores”, disse Barbara.

Contagiados pela atmosfera da Arena Deodete Dias, Charles Diego e Camila Beatriz também abordaram a satisfação e alegria da Babaçu se apresentar no Mossoró Cidade Junina. “Quando acaba o São João a gente já pensa no que vai idealizar para o ano seguinte e aí é ensaio toda semana, finais de semana e a constância é grande de janeiro até agora”, ressaltou o componente. “Para mim é sempre uma grande emoção. Fazia alguns anos que eu não dançava e estar aqui de volta me deu a mesma emoção e um frio na barriga. Mossoró recebe a gente muito bem. Nós somos gratos a todo esse carinho que recebemos de Mossoró”, observou Camila.

Arena Deodete Dias recebeu em todas as noites de apresentação lotação máxima. Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM)

 

SEQUÊNCIA

Pela programação, neste sábado (22), a partir das 19 horas, está agendada a apresentação de oito quadrilhas na categoria adulto estilizada do Festival Interestadual. Já no domingo (23), último dia da disputa na categoria, outros 10 grupos juninos se apresentarão. As quadrilhas são dos estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco. A quadrilha campeã será aquela que obtiver a maior pontuação no somatório das notas do corpo de jurados do concurso. Haverá premiação em dinheiro e troféu para as primeiras colocadas.

“Graças a Deus, todos os dias foi lotação total na Arena. O público agradou bastante e gostou das apresentações das quadrilhas juninas que se apresentaram ao longo do mês de junho aqui na Arena Deodete Dias. Realmente foi um sucesso o Festival de Quadrilhas 2024 do Mossoró Cidade Junina”, destacou Magdyell Menahem, coordenador do polo Arena Deodete Dias.

Ao longo do mês de junho, o Festival de Quadrilhas Juninas reuniu apresentações em diversas categorias, como na Municipal Estilizada e Tradicional (adulto e infantil); Festival da Colheita; Festival da Melhor Idade; e Comédia, além do Estadual composto pelas modalidades Estilizada e Tradicional (adulto). Ao todo, foram 11 noites de festas e mais de 100 apresentações. As exibições iniciaram em 31 de maio, com a escolha do rei e rainha do MCJ e seguem até este domingo (23).

Anterior Próximo