sábado - 29/12/2018

Grupo de teatro “Além das Mãos” faz visita ao Palácio da Resistência

No fim da manhã desta sexta-feira (28) um grupo de cinco apodienses ligados a cultura veio visitar um dos principais locais que retrata a história de resistência do povo mossoroense, a casa do prefeito Rodolfo Fernandes, atual sede do Governo Municipal, batizada de Palácio da Resistência. Um dos principais motivos que levou o grupo a vir ao Palácio foi para mostrar ao jovem ator surdo, Atílio Edpo, um pouco da narrativa de orgulho que o mossoroense tem o prazer de lembrar. Atílio Edpo, 25, é membro do grupo de teatro de surdos Além das Mãos. Ele não escondeu a alegria de estar conhecendo de perto um dos principais palcos da história de resistência do povo mossoroense. "Eu fiquei muito curioso para conhecer toda essa história. Estou vindo aqui pela primeira vez e fiquei encantado pela narrativa. Eu, particularmente, não conhecia a fundo esses episódios.", destacou o jovem ator. Atílio não pode comparecer a edição do Chuva de Bala no País de Mossoró deste ano junto com um grupo de surdos que veio prestigiar a história de resistência mossoroense, mas afirmou que vai se organizar para vir no próximo ano. "Quero voltar e assistir o espetáculo Chuva de Bala.", finalizou. O responsável pelos projetos culturais da cidade de Apodi, Dionísio do Apodi, trouxe o grupo para apresentar de perto o monumento. A secretária de Comunicação, Aglair Abreu, apresentou os cômodos do Palácio da Resistência e afirmou que a Prefeitura mantém até hoje sua estrutura desde que foi construído. "Viemos conceder uma entrevista na cidade e aproveitamos para mostrar alguns pontos de Mossoró. Logo veio a vontade deles de conhecer a Prefeitura, que era a casa onde Rodolfo Fernandes morava. Quando a gente passeia pelo Centro de Mossoró estamos passeando pela história da cidade. Eu tenho o maior prazer porque me considero mossoroense de coração.", destacou Dionísio do Apodi, artista que interpretou o papel de Lampião em oito edições do Chuva de Bala. "Aqui fomos bem recebidos e já vamos marcar de trazer o restante dos surdos e de outros grupos da gente para eles conhecerem o Palácio da Resistência.", finaliza Dionísio.