terça-feira - 14/04/2020

Governo federal assegura recursos para obras de saneamento e Canal do Santa Helena

Na manhã desta terça-feira, 14, a prefeita Rosalba Ciarlini e a secretária de Infraestrutura, Kátia Pinto, participaram de uma videoconferência com o Secretário Nacional de Saneamento, Pedro Maranhão, a diretora de repasses, Michelli Miwa, e o deputado federal, Beto Rosado. Na oportunidade foram discutidos os repasses do Governo Federal para a conclusão de obras importantes na cidade, relacionadas ao Saneamento Integrado.

Uma das obras que dependem totalmente de recursos federais para sua execução é o canal de drenagem do bairro Santa Helena, que faz parte da 2ª etapa da Bacia 1. Por falta de repasses do Governo Federal, a obra teve que ser paralisada em 2019. Na reunião de hoje a secretária Kátia Pinto informou que a obra foi retomada e o representante do governo garantiu a continuidade dos recursos para a conclusão da obra.

“O secretário se comprometeu junto à prefeita e ao deputado federal, Beto Rosado, a dar uma atenção diferenciada para essa obra. São 5 áreas que compõem o saneamento integrado: a drenagem do canal do Santa Helena, o sistema de esgotamento sanitário, um equipamento social que foi construído no Wilson Rosado, pavimentação de ruas e o trabalho social. É um convênio que a Prefeitura tem desde 2011, conseguimos colocar em prática pra dar funcionalidade, mas precisa do repasse desses recursos já que o saneamento integrado não tem contrapartida do município”, disse.

Prefeita Rosalba Ciarlini participa de videoconferência com o Secretário Nacional de Saneamento, Pedro Maranhão.

A prefeita Rosalba Ciarlini destacou a importância da conclusão da obra para a cidade. “É uma obra importantíssima porque é saneamento, é drenagem, é pavimentação, é melhoria em toda essa área, tanto da Estrada da Raiz, Santa Helena e parte do Santo Antônio. Quem for da região vai ver que as obras já foram retomadas. A nossa expectativa é que esse trabalho possa ter continuidade porque nós sabemos como é importante saneamento básico, isso traz mais saúde, mais higiene, é melhor qualidade de vida e preservação do meio ambiente”, falou a prefeita.

Bacia 2 e Bacia 8

Além das obras da 2ª etapa da Bacia 1, a prefeita Rosalba Ciarlini também cobrou ao Governo Federal agilidade nos recursos para o andamento das obras de saneamento da Bacia 2, que compreende os bairros Resistência, Wilson Rosado e Integração. Toda a documentação já foi encaminhada ao Ministério de Desenvolvimento Regional no primeiro semestre de 2019 e o município aguarda a Autorização de Início de Obra.

A Prefeitura de Mossoró também aguarda a autorização para dar andamento ao projeto executivo do saneamento básico da Bacia 8. Esta bacia compreende os bairros Aeroporto 1 e 2, Quixabeirinha e Ouro Negro. "Esse projeto já está licitado precisando da autorização de serviços para a empresa cair em campo, e isso exige a responsabilidade do governo federal na concretização dos repasses financeiros pra que a gente possa iniciar os serviços sabendo da garantia do fluxo financeiro para que possa pagar quem tá executando e realizando os projetos", explicou Kátia Pinto.