quinta-feira - 07/02/2019

Gestações na adolescência caem consideravelmente em 2018 comparado a 2016

Por: Comunicação

Segundo dados da Secretaria de Saúde, o número de gestações na adolescência caiu consideravelmente em 2018 comparado ao de 2016. O resultado positivo dessa baixa está ligado diretamente a ampliação dos serviços de saúde nos últimos dois anos, assim como as ações educativas que são realizadas pela Secretaria de Saúde nas Unidades Básicas de Saúde, escolas Municipais, Estaduais e privadas. Durante esta semana a Secretaria de Saúde está intensificando as atividades de educação e prevenção contra a gravidez na adolescência, de acordo com a Lei 13.798 de 03 de janeiro de 2019 que acrescenta o artigo 8°-A a Lei n° 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), para instituir a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência.
“Tivemos uma redução na taxa de gravidez na adolescência em Mossoró. A meta pactuada pelo Ministério da Saúde no ano passado estava em 19% para as adolescentes de 10 a 19 anos. A gente conseguiu uma redução significativa chegando a marca de 12,5%. Com esse trabalho que nós estamos fazendo a perspectiva é diminuir ainda mais”, explica a coordenadora de Saúde da Mulher, Suiann Costa.
A Secretaria de Saúde vem dando visibilidade ao trabalho que é feito na saúde do adolescente por meio de rodas de conversas em espaços públicos, atividades nas UBSs e Escolas. Os atendimentos aos adolescentes devem acontecer de forma continuada ao longo do ano em parceria com as secretarias de Educação e Desenvolvimento Social.

NÚMEROS DE NASCIDOS VIVOS (por ano)

Faixa Etária

10 a 14 anos

15 a 19 anos

2016

22

594

2017

22

552

2018

20

464

  UBS Francisco Pereira realiza manhã de atividades de prevenção a gravidez na adolescência no Liberdade I [caption id="attachment_11886" align="alignnone" width="4032"] Equipe da UBS do bairro Liberdade I, junto da residente Gaia Fernanda, durante ação de conscientização sobre gravidez na adolescência.[/caption] A Unidade Básica de Saúde Francisco Pereira de Azevedo, localizada no bairro Liberdade I, realizou na manhã desta quarta-feira (06) uma ação educativa e preventiva contra a gravidez na adolescência. A UBS reuniu jovens da comunidade para um momento de esclarecer dúvidas e explicar a importância de debater o tema. A atividade está dentro da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, que acontece durante esta semana. Gaia Fernanda Mesquita, residente do último ano de Ginecologia e Obstetrícia, explica que gravidez na adolescência é um tema debatido há anos, mas que mesmo assim ainda é preciso continuar falando sobre. "É um assunto discutido há muitos anos mesmo, mas não é um assunto arcaico. É um problema atual. O momento da prevenção é o que a gente tem que focar mais. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMG) 20 mil meninas tornam-se mãe a cada dia e muitas delas chegam a óbito por motivos que podiam ser evitados.", destacou a residente. [caption id="attachment_11887" align="alignnone" width="4032"] Maria Djanira veio a UBS para ter mais conhecimento sobre gravidez na adolescência.[/caption] A jovem Maria Djanira, 15 anos, moradora do bairro, gostou da iniciativa da UBS. Segundo ela, uma agente de saúde passou em sua casa convidando para o momento na Unidade. "Conhecimento nunca é demais. Quando a mulher do posto passou lá em casa eu me interessei. Vim para ter mais informações. Gostei, valeu a pena ter vindo.", destacou a estudante. No fim das atividades na Unidade de Saúde foi realizado um sorteio de prêmios aos participantes. Foram sorteados uma hidratação com escova para as meninas, um corte de cabelo masculino, dois hidratantes e um perfume.
Tags:
Anterior Próximo