quarta-feira - 29/03/2023

Gerador mantém funcionamento da UPA do Belo Horizonte durante falta de energia elétrica

Por: Thiago Braga

A falta de energia elétrica registrada por volta das 21h desta terça-feira (28), em parte do bairro Belo Horizonte, não comprometeu o funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região. O funcionamento normal da UPA se deu graças ao gerador de energia elétrica mantido pela Prefeitura de Mossoró.

O equipamento garantiu o funcionamento da unidade na falta de energia elétrica por cerca de 14 horas. “Durante a falta da energia elétrica, o equipamento manteve a Unidade de Pronto Atendimento do Belo Horizonte em pleno funcionamento sem prejuízo nenhum para a população que buscou atendimento”, destacou João Batista de Andrade, diretor da unidade de pronto atendimento.

"O gerador dentro de uma unidade de pronto atendimento oferece a segurança que na falta de energia numa rua, ele vai fornecer a energia necessária para segurar equipamentos importantes como ventiladores mecânicos que entregam oxigênio ao paciente. É muito importante manter o ventilador mecânico funcionando enquanto o paciente não consegue respirar sozinho", pontuou Morgana Dantas, secretária municipal de Saúde.

Em junho do ano passado, a Prefeitura entregou geradores de energia elétrica às UPAs dos bairros Alto de São Manoel e Santo Antônio. Cada equipamento foi adquirido no valor de R$ 235 mil, totalizando um investimento de R$ 470 mil.