quinta-feira - 23/02/2023

Gerador mantém funcionamento da UPA do Alto de São Manoel durante falta de energia elétrica

Por: Thiago Braga

A falta de energia elétrica registrada no fim da tarde desta quarta-feira (22), em Mossoró, não comprometeu o funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Alto de São Manoel. O funcionamento normal da UPA se deu graças ao investimento realizado pela Prefeitura de Mossoró na aquisição de geradores de energia elétrica.

“Durante cerca de 5 horas na falta da energia elétrica, o equipamento manteve a Unidade de Pronto Atendimento do Alto de São Manoel em pleno funcionamento sem prejuízo nenhum para a população que buscou atendimento”, destacou Morgana Dantas, secretária municipal de Saúde.

Prefeitura realizou entrega do equipamento à UPA em junho de 2022. (Foto: Arquivo Secom/PMM)

Em junho do ano passado, a Prefeitura entregou geradores de energia elétrica às UPAs dos bairros Alto de São Manoel e Santo Antônio. Cada equipamento foi adquirido no valor de R$ 235 mil, totalizando um investimento de R$ 470 mil.

“Nós realizamos a compra dos dois geradores que são vitais para as unidades, pois nós temos salas vermelhas, onde pacientes ficam em ventiladores mecânicos que necessitam de energia elétrica, gerando oxigênio e medidas para sobrevivência dos pacientes”, frisou Morgana Dantas, secretária municipal de Saúde.

Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

A titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) destaca os cenários antes e depois dos investimentos realizados, bem como importância dos geradores de energia elétrica nas unidades. “Quando assumimos a gestão a necessidade de geradores nas UPAs foi uma das primeiras observações feitas. No passado, quando faltava energia elétrica as unidades ficavam subutilizadas com ambulâncias do Samu paradas nas portas caso fosse necessário transferir pacientes graves para outras unidades com energia. Então, quando colocamos o gerador foi justamente pensando nas vidas que poderíamos salvar”, explicou a titular da Secretaria Municipal de Saúde.

Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)
Tags:
Anterior Próximo