terça-feira - 14/05/2019
Fórum de Articulação abre programação da campanha 18 de Maio
Por: Comunicação
A Prefeitura Municipal de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Juventude, abriu a programação oficial em torno da campanha 18 de Maio, com a realização do III Fórum Municipal de Articulação da Rede de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítima de Violência Sexual.
A programação contou com a apresentação da Fanfarra 30 de Setembro e com o coral de Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS) Mãos que Louvam, da Igreja do Nazareno. “Os casos de exploração contra criança e adolescente são mais comuns do que imaginamos e estão próximos a nós. Precisamos fazer com que as crianças vejam em nós confiança para denunciar”, destacou a secretária do Desenvolvimento Social e Juventude, Lorena Ciarlini.
O Fórum é uma realização da Secretaria do Desenvolvimento Social, através do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS). “Todos os profissionais que estão aqui trabalham na defesa da criança e do adolescente. Esta abertura é para que nós nos aproximemos e possamos fortalecer a rede de atendimento”, disse Marcela Vieira, coordenadora do CREAS.
Um dos parceiros para a realização desta campanha é o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA). “Nossa missão é levar a essas crianças e adolescentes uma imagem de confiança de que estamos aqui e que elas podem contar conosco”, afirmou Fernanda Lopes, presidente do COMDICA.
O promotor da Infância e Adolescência, Sacha Alves, ressaltou a importância do comprometimento da equipe do CREAS e falou sobre a necessidade da implantação de uma delegacia especializada em atender criança e adolescente vítimas de violência. “Essa questão está mais perto de nós do que imaginamos e esses eventos têm um papel muito importante para que nós olhemos para essas crianças e cheguemos à conclusão de que cada um de nós tem um papel importante nessa defesa”, destacou.
A vice-prefeita Nayara Gadelha frisou que este já é o terceiro fórum, o que mostra o comprometimento da Prefeitura de Mossoró com a questão. “Por três anos consecutivos estamos trazendo essa discussão, mostrando a importância de chegarmos até essas crianças”, afirmou.
A Campanha 18 de Maio foi instituída pela Lei Federal nº 9.970/00. O dia 18 de maio é o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, em alusão a morte da criança Araceli Santos, vítima de sequestro, estupro e assassinato em 1973, em Vitória, Espírito Santo.
As atividades relacionadas à campanha já estão sendo desenvolvidas pelo CREAS, em parceria com COMDICA, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação e tem como objetivo principal construir, estabelecer e efetivar o fluxo de atendimento à criança e adolescente vítima de abuso e/ou exploração sexual, formas de identificação, notificação e atendimento às vítimas, dentre outros.