segunda-feira - 08/04/2024

Formação para professores do AEE integra programação do “Mossoró Inclusão”

Por: Maricelio Almeida

A Prefeitura de Mossoró promove nesta quarta-feira (10), às 17h, uma formação voltada para professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Rede Municipal de Ensino. A iniciativa faz parte do Programa de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação (SME), estando inserida também nas atividades do projeto “Mossoró Inclusão”. O encontro acontece no auditório da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte e deve reunir 55 docentes.

Será o primeiro momento do curso "AEE: Por infinitas formas de aprender", que será realizado ao longo de todo o ano. A formação trabalhará o tema “Além das palavras: a comunicação alternativa e aumentativa com experiência para a aprendizagem”, como destaca a professora Selma Bedaque, mediadora da formação e membro da equipe da Coordenadoria de Educação Especial da SME.

Selma Bedaque

“O curso amplia todas as possibilidades comunicativas para a aprendizagem das crianças do AEE. É uma grande oportunidade para acolher também os professores novatos, já que tivemos um aumento no número de salas de recursos multifuncionais e, com isso, mais professores estarão participando da formação”, pontuou.

A ampliação da quantidade de salas de recursos multifuncionais voltadas para o Atendimento Educacional Especializado, mencionada por Selma Bedaque, é um dos avanços conquistados nesta gestão no que se refere à Educação Especial. No início de 2021, a Rede Municipal de Mossoró contava com apenas 14 unidades contempladas com salas de AEE, em funcionamento, número que saltou para 30 e que chegará a 34 em breve.

Leilimar Bezerra

“Importante destacar também como avanços importantes, entre tantos outros, a regulamentação da Educação Especial, acessibilidade das unidades de ensino, a maior contratação de estagiários da história da Rede Municipal, aquisição de carteiras adaptadas para estudantes com deficiência e a realização de concurso público com vagas para professores do AEE e também psicólogos educacionais, assistentes sociais e profissionais de apoio à Educação Inclusiva”, frisou a coordenadora de Educação Especial, Leilimar Bezerra.