terça-feira - 09/03/2021
Forças de Segurança Municipal e Estadual estudam integralizar Centros de Operações
Por: Solange Santos
A Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade e Trânsito, junto com as forças de segurança do Estado planejam integrar os centros de operações na cidade de Mossoró. A parceria tem como propósito unificar os centros de operações para um único local. Em reunião virtual nesta segunda (08), o secretário municipal de Segurança Pública, Cledinilson Oliveira, conversou com várias autoridades do estado e do município sobre o assunto.
“Discutimos a integração das forças de segurança através da central de operações. O município de Mossoró tem uma central e o governo do estado tem outra central e ambas não tem nenhuma conexão. Entendemos que é de suma importância uma integração das forças de segurança, pois isso vai melhorar no atendimento e vai agilizar a ocorrência”, destacou Cledinilson Oliveira, secretário municipal de Segurança.
A reunião virtual contou com a presença do vereador Tony Fernandes, representando o poder legislativo municipal, Capitão Jácome, do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e dos presidentes da Comissão de Segurança Pública da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Mossoró), Victor Lobato e Max Delys.
“Hoje em dia as forças de segurança trabalham de forma independente e isso faz com que não tenham agilidade no atendimento. Como por exemplo, acontece um roubo de um veículo, a Polícia Militar tem acesso a essa informação e a Guarda Civil Municipal pode se deparar com esses assaltantes e desconhecer o fato. Então, fazendo essa integração, todas as forças de segurança ficarão informadas sobre as ocorrências”, disse Victor Lobato.
A sede da Guarda Civil Municipal conta o Centro Integrado de Operações de Trânsito e Segurança Pública, que recebe ligações de ocorrências e denúncias da Defesa Civil, Trânsito e Guarda Municipal. Além de fazer o videomonitoramento de vários pontos da cidade. Já o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), das instituições do estado, fica localizado no aeroporto de Mossoró. É por lá que a central recebe ligações de emergência do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar. A ideia é unificar os dois centros em um só local.
“Vamos firmar um convênio, de maneira que todas as instituições possam trabalhar de maneira integrada. Centralizando a produção do conhecimento, vamos dar uma resposta maior no atendimento. Iremos padronizar os procedimentos e operacionalizar as ações policiais no âmbito do município”, explanou Capitão Jácome.
“Integralizar as forças de segurança do estado e do município era um sonho. Entendemos que iremos ter realmente segurança pública de qualidade na cidade, quando tivermos nossas forças de segurança integradas. A central de operação é o coração da força de segurança, é por lá que recebemos os chamados de emergência. Sem a comunicação, não é possível acionar as viaturas e agilizar o atendimento. É um projeto de muita relevância para o município, as forças de segurança precisam de sintonia para que possamos fazer a proteção de nosso povo”, pontuou Tony Fernandes.