quinta-feira - 07/09/2023

Forças de segurança marcam presença no desfile de 7 de setembro em Mossoró

Por: Maricelio Almeida

A presença das forças de segurança é sempre destaque no desfile cívico-militar do 7 de setembro. O primeiro grupo a estar na avenida Alberto Maranhão nesta quinta-feira, em Mossoró, foi o Tiro de Guerra 07/010, representando o Exército Brasileiro. Participaram ainda do cortejo, a pé, ex-atiradores, o 2º e 12º Batalhão de Polícia Militar, Pelotão Ambiental da PMRN, 2ª Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (2ª CIPRV), Corpo de Bombeiros Militar, Corpo de Bombeiros Civil e Guarda Civil Municipal (GCM).

Em seguida iniciou o desfile motorizado, com exposição de veículos do 2º e 12º BPM, 2º CIPRV, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Agentes Municipais de Trânsito e Transportes, Polícia Civil, Departamento Penitenciário Estadual e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

“É uma enorme satisfação para nós, que montamos um pelotão feminino, estarmos aqui, em posição de destaque. Para nós, militares, é um dia ímpar, a gente desfila mesmo com orgulho da nossa profissão e com enorme emoção”, resumiu a soldado do 12º BPM, Viviane Morais.

“Todo ano a gente participa, é o nosso dever como militar. É um momento de a gente lembrar a questão do patriotismo e o amor ao nosso país, então a gente tem satisfação em participar desse momento”, contou o tenente Arthur Quintino, do Corpo de Bombeiros.

Comandante da Patrulha Maria da Penha, da GCM, Jamille Silva, reforça a importância da participação da corporação no desfile cívico-militar. “É um momento de mostrarmos a toda a população o trabalho da Guarda Civil Municipal, dos homens e mulheres que lutam bravamente, que fazem a segurança do município. Estamos aqui nesse momento mostrando o nosso trabalho, a nossa farda e a nossa importância”, disse.

Secretário de Segurança Pública de Mossoró, coronel Walmary Costa enfatiza o simbolismo do 7 de setembro. “É uma data importante, onde a gente tem que comemorar a Independência do Brasil, e as pessoas têm a oportunidade de externar as suas necessidades, então o desfile significa muito, especialmente para os militares, mas também para as pessoas civis, para o Brasil inteiro”, comentou.

Coronel Walmary Costa

Comandante de Policiamento Regional I da PM, o coronel Niltoildo Medeiros conta que o sentimento em participar do desfile é sempre de alegria renovada. “É um evento muito bonito, que as pessoas prestigiam, eu digo até com ênfase, o desfile das tropas, da PM, Corpo de Bombeiros, Exército, que a gente não pode deixar de mencionar também. A gente se sente vitorioso em participar desses eventos, fazer parte dessa história”, concluiu.