terça-feira - 22/01/2019

FIA terá campanha de sensibilização do contribuinte para doações através do Imposto de Renda

A Prefeitura de Mossoró e o Conselho Municipal para os Direitos da Infância e Adolescência (COMDICA) iniciaram o planejamento para a campanha de arrecadação para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA), exercício 2019. A intenção é identificar estratégias para a divulgação e massificação da campanha de sensibilização do contribuinte, para doações através do Imposto de Renda. A campanha de arrecadação do FIA faz parte da reestruturação do Fundo, que capta e subsidia ações, programas e projetos voltados ao segmento infanto-juvenil, e foi retomada pela atua gestão. "A Prefeitura de Mossoró já está em dia com todos os repasses referentes a 2018. Essa é a primeira vez que uma gestão municipal cumpre com 100% do repasse", destacou a secretária do Desenvolvimento Social e Juventude, Lorena Ciarlini. A presidente do COMDICA, Irenice de Fátima, ressaltou que em 10 de janeiro deste ano, a municipalidade cumpriu com 100% do repasse equivalente a 2018, num total de R$ 325.276,00. “Para a campanha do ano passado o FIA contou com a colaboração do Ministério Público, Técnicos da Receita Federal, entidades não governamentais, contadores e a Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria do Desenvolvimento Social e Juventude", afirmou. Além deste, a Prefeitura também cumpriu com o repasse mensal de R$ 64.161,89, correspondente às parcelas do acordo judicial referente ao FIA,  acordado com o Ministério Público, dívida de gestões anteriores, com ano base em 2010. O FIA fica disponível o ano todo para doações, mas a destinação através do Imposto de Renda. Sobre os prazos referentes à arrecadação do IR, no final de fevereiro, a Receita libera o download do programa IRPF 2019, para envio da declaração. No início de março começa o prazo para enviar a declaração de ajuste anual e em 28 de abril se encerramento do prazo para da declaração.