terça-feira - 21/11/2017

FESTEMMA debate racismo e promove cultura

Na tarde desta segunda-feira, 20, a Escola Municipal Manoel Assis realizou o VI FESTEMMA (Festival de Folclore da Escola Municipal Manoel Assis). O evento que aconteceu na quadra da escola e que envolveu todos os alunos dos Anos Finais (do 5º ao 9º Ano) do Ensino Fundamental teve como tema “A influência da cultura afro na MPB”. Os alunos se revezaram nas apresentações de maculelê, baião, samba, bossa nova, dança do coco, entre outras expressões que há elementos da cultura negra. “O objetivo maior desse evento, que estamos realizando pela sexta vez, é o de promover cultura dentro da sala de aula e fazer com o nosso folclore não se perca ao longo dos anos. Lançamos o festival, envolvemos os alunos no trabalho de pesquisa sobre cada uma das danças ou ritmos e o resultado é esse festival em que eles e elas são os protagonistas”, explicou o coordenador do FESTEMMA, professor Aristeu Carvalho. Todos os anos o FESTEMMA é realizado no mês de agosto dentro das comemorações do folclore. Entretanto, o tema do festival 2017 é sobre “A influência da cultura afro na MPB” o evento foi realizado justamente em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra”. A escola promoveu cultura e debate sobre racismo.