quinta-feira - 01/07/2021

Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino é lançada para promover conhecimento científico nos alunos

Por: DIRETI

A Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino (FECIRME) foi lançada nesta quinta-feira (1º). A FECIRME é realizada anualmente pela Secretaria Municipal de Educação (SME), mas não foi promovida no ano passado. A Feira de Ciências chega a sua quarta edição em formato virtual em razão da pandemia para fomentar a cultura da pesquisa científica e tecnológica, o desenvolvimento intelectual contínuo, a criatividade, a curiosidade e a construção do conhecimento de forma interdisciplinar, nos professores e alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e EJA das escolas municipais.

O lançamento da IV FECIRME foi realizado virtualmente no canal oficial da Prefeitura de Mossoró no YouTube (https://www.youtube.com/prefeiturademossorooficial). O evento contou com a participação de autoridades locais, diretores escolares, supervisores, professores, alunos e demais membros da comunidade escolar.

O prefeito de Mossoró Allyson Bezerra participou do lançamento da Feira e declarou aberta a IV FECIRME. “Temos hoje a satisfação de declarar aberta Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino daqui da nossa cidade de Mossoró. Eu tenho a satisfação de dizer que eu como servidor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), fui avaliador de trabalhos nas feiras científicas, também na nossa Feira de Ciências que ocorre dentro da nossa universidade, onde os estudantes da rede municipal vão poder fazer apresentações dos seus trabalhos. Já tive na época de estudante na Escola Estadual Maria Stella a oportunidade de participar de como aluno de feiras de ciências, também como professor orientando os estudantes da importância que é o aluno está na Feira de Ciências”, disse.

Allyson Bezerra ressaltou a importância da ciência e de iniciativas para incentivar o conhecimento científico nos jovens. “É nesse momento que o aluno aprende a metodologia do trabalho, aprende os questionamentos e as discussões em torno de cada ação, principalmente as ações que ocorrem no dia a dia, da natureza e o desenvolvimento da tecnologia para nossa sociedade. O entendimento que os processos podem ocorrer na indústria. É fundamental esse trabalho, essa feira científica. Eu acredito que se Deus quiser encontrar grandes cientistas a partir de Mossoró, a partir de nossos estudantes. O que está acontecendo hoje no Brasil e no mundo, onde temos hoje vacinas contra a Covid e estamos aplicando em toda nossa população. A vacina foi desenvolvida e criada através de cientistas que um dia também tiveram a oportunidade de participar de feiras de ciências”, destacou o prefeito.

A secretária municipal de Educação Hubeônia Alencar disse que realizar a IV FECIRME pela primeira vez de forma virtual é um grande desafio. “É uma honra ao mesmo tempo que é um grande desafio realizarmos a primeira feira virtual de Mossoró. Este formato que a pandemia nos coloca como obrigatoriedade, mas não poderíamos deixar que Mossoró ficasse mais um ano sem a Feira de Ciências por entender que a pandemia para a construção do conhecimento, ao contrário ela exigiu e é prova que o conhecimento científico é necessário e por meio dele que vem a solução. Nós temos o exemplo da vacina que chega como uma grande esperança para sociedade que é resultado do fazer científico. O propósito da Feira de Ciências é exatamente esse, partilhar desde a produção, a divulgação do conhecimento científico que deve ser estimulado ainda no Ensino Fundamental. A importância da feira vem desde a construção desse conhecimento de forma colaborativa, de forma participativa e de forma aplicada”, enfatizou Hubeônia Alencar.

Em 2021, a IV FECIRME também será formato remoto para promover o acesso à ciência e ao conhecimento, além de estimular o protagonismo dos alunos da Rede Municipal de Ensino. Ao todo, 26 escolas do Ensino Fundamental, cerca de 250 professores e 5 mil alunos participarão da Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino. Cada escola terá um articulador da rede e os articuladores realizarão as feiras nas escolas. A partir delas, os projetos serão selecionados para a Feira que acontece no início de novembro.

Nesta edição a FECIRME terá mais um incentivo para promover o engajamento dos alunos em relação à ciência a partir de um projeto aprovado no CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). O projeto “Feira de Ciências no contexto do Semiárido” tem abrangência municipal e concederá aos três alunos da equipe do primeiro lugar na FECIRME uma bolsa de R$ 100 mensais, durante seis meses.

A Feira de Ciências tem várias etapas e será concretizada no início de novembro. Até novembro várias ações serão realizadas na FECIRME, dentre elas, capacitações, a Feira de Ciências nas escolas; a seleção dos projetos aprovados para participar da Feira Municipal, como também, da Feira de Ciências do Semiárido Potiguar/UFERSA.

A primeira edição da FECIRME foi realizada em 2017, mas no ano passado o evento científico não foi desenvolvido. Nas últimas três edições muitos projetos já foram aprovados e premiados com credenciais para outras feiras a nível nacional e internacional como, por exemplo, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE). Confira como foi o lançamento clicando no vídeo abaixo: