terça-feira - 14/11/2023

Febre aftosa: mais de mil animais são imunizados nas duas primeiras semanas de vacinação

Por: Edinaldo Moreno

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) divulgou balanço parcial das duas primeiras semanas de vacinação da segunda etapa da campanha de imunização contra a febre aftosa. A nova etapa de vacinação já imunizou mais de mil animais.

Conforme o levantamento, o total de animais de até dois anos vacinados nesta etapa chegou a 1.067. O número refere-se até a última segunda-feira (13). A segunda etapa da campanha começou no último dia primeiro de novembro e se estenderá até o final do mês.

Nesta terça-feira (14), as equipes de vacinadores estarão nas comunidades de Sítio Carmo, P.A. Carmo, Melancia, Passagem de Pedra, Umari, Jurema Seca, Colós, Sussuarana, P.A. Sussuarana, Piquiri e Barro Branco. Na quinta-feira (16), eles vão visitar Panela do Amaro, Sítio Fontenele, Rancho da Caça, Serra Mossoró e P.A. Lagoa do Xavier. Na sexta-feira (17), a vacinação ocorrerá nas localidades de Estreito do Jacu, Olho D’água Velho, Chafariz, Curral de Baixo, Santana (Direita do rio), Santana (Esquerda do rio).

A febre aftosa é uma doença causada por um vírus altamente contagioso, com impacto econômico significativo, acometendo principalmente os animais de produção como bovinos, suínos, caprinos, ovinos e outros, em especial os de cascos bipartidos (cascos fendidos). A doença é raramente fatal em animais adultos, mas pode causar mortalidade entre os animais jovens.

A primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa realizada no primeiro semestre de 2023 imunizou 4.966 bovinos. O número superou a expectativa inicial da Secretaria de Agricultura, que era de 4.500 animais. Nesta etapa todos os animais precisavam ser vacinados. Mais de 400 agricultores mossoroenses foram beneficiados com a iniciativa da Prefeitura de Mossoró.