quinta-feira - 20/05/2021

Famílias assistidas pelo CRAS Quixabeirinha recebem kits de alimentos da agricultura familiar

Por: DIRETI

A distribuição de kits de alimentos da agricultura familiar para as famílias assistidas nos Centros de Referência em Assistência Social (CRASs) chegou a mais um bairro de Mossoró, nesta quinta-feira (20). Mais de 70 famílias do bairro Quixabeirinha receberam os alimentos na ação da Prefeitura de Mossoró em parceria com o Governo do Estado. Os alimentos beneficiam famílias carentes da comunidade.

Os kits de alimentos distribuídos é uma complementação alimentar para muitas famílias que estão passando dificuldades financeiras durante a pandemia da Covid-19 e são acompanhadas pelos CRASs. A dona de casa Maria Lucélia, que é moradora Quixabeirinha, recebeu os alimentos e relatou que ajuda chegou em um momento difícil.

"É que lá em casa está tudo parado. Tem uma filha minha que está doente com Covid, que tem dois filhos, e que ficou viúva recentemente. Graças a Deus vai ajudar, veio em boa hora", afirmou a moradora.

Segundo Jerlânia da Silva, coordenadora do CRAS Quixabeirinha, 71 famílias estão sendo beneficiadas, que os beneficiários são pessoas atendidas pelo Centro de Referência em Assistência Social. Porém, o número de famílias em situação de vulnerabililidade social tem aumentado.

“De janeiro para cá, todos os dias nós recebemos na porta do CRAS Quixabeirinha famílias em busca desse auxílio, dessa complementação alimentar. São pessoas que não têm trabalho fixo, são autônomos. Carroceiros, pintores, faxineiras que nesse momento se encontram em situação bem difícil. Esse kit chegou em uma hora essencial em que a comunidade necessita muito”, destacou a coordenadora.

Kits serão distribuídos até início de junho (Foto: Célio Duarte/PMM)

A distribuição começou no último dia 12 e se estende até o início de junho. Mais de 1.800 kits de alimentos já foram distribuídos e a mobilização conjunta continuará para atender ainda mais famílias na cidade. Ao todo, serão pouco mais de 42 toneladas ao longo das sete entregas. A entrega será realizada duas vezes por semana. As datas das próximas entregas são 25 e 27 de maio e 1° de 3 de junho.

“Esse é o quinto CRAS onde nós estamos fazendo esse acompanhamento as famílias, entregando essa complementação alimentar, numa parceria com a Secretaria de Agricultura que também está beneficiando a Secretaria de Educação. Então, um trabalho conjunto entre as secretarias, chegando realmente a quem precisa. Até o final do mês, até o início de junho nós estaremos com esse trabalho seguindo um cronograma para que essa entrega, para que esse atendimento chegue a todos nossos equipamentos sociais”, explicou a secretária de Desenvolvimento Social e Juventude, Janaína Holanda.

O investimento é no montante de R$ 195 mil comprados da agricultura familiar. Os recursos são do Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania, e serão destinados somente as entidades cadastradas. Os kits são montados pela Secretaria de Agricultura. Os alimentos são adquiridos pelo programa Compra Direta, do Governo do Federal, e tem parceria da Prefeitura de Mossoró e do Governo do Estado via Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER). A Guarda Civil Municipal de Mossoró também apoia a ação, reforçando a segurança nos equipamentos sociais onde as entregas são realizadas.