sexta-feira - 31/07/2020

Família em Foco volta a partir do dia 14 de agosto em novo formato

O exitoso projeto Família em Foco da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Mossoró já tem da marcada para voltar a ocorrer. Agora em novo formato, devido a pandemia do novo coronavírus, o projeto foca mais na testagem de grupos prioritários do novo coronavírus e na promoção da saúde. Anteriormente o projeto ocorria nas Unidades Básicas de Saúde, agora vai ser realizado em Escolas da Rede Municipal de Ensino, tanto da zona urbana quanto rural, em uma sexta-feira, das 8h às 13h, tendo intervalo de 15 dias até a realização de uma nova edição.

Os serviços ofertados agora pelo Família em Foco são testes do novo coronavírus para os grupos prioritários com alguma comprovação (gestantes, idosos e pessoas com comorbidades); sorologia para Dengue, Zika e Chikungunya; atualização do cartão de vacinas; testes rápidos de sífilis, HIV, hepatite b e c; orientações domiciliares de combate às arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya) e outras ações de promoção à saúde. Para ser atendido, o usuário precisa apresentar documento pessoal com foto e cartão Sus.  No caso de comorbidade para teste covid deve apresentar alguma declaração médica, receita ou prescrição que ateste a comorbidade.

Todas as ações do projeto vão contar com a participação de diversos profissionais da Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria de Desenvolvimento Social e Juventude, Secretaria de Trânsito, universidades, Defesa Civil Municipal, Cruz Vermelha, voluntários e profissionais liberais voluntários parceiros do projeto.

A pasta da Saúde já definiu todo um cronograma de edições do Família em Foco até o fim deste ano. No próximo mês o projeto ocorre no dia 14 de agosto no ginásio da Escola Raimundo Fernandes e dia 28 de agosto no ginásio da Escola Manoel Assis.

Foto: Ilustrativa