sábado - 06/07/2019

Família em Foco leva atendimento de saúde para mais de 900 pessoas na comunidade de Barrinha e região

A população da comunidade rural de Barrinha e de áreas próximas, como o Riacho Grande, aproveitaram este sábado (06) para cuidar da saúde. Centenas de pessoas compareceram a Unidade Básica de Saúde Mariana Ferreira e a Unidade de Educação Infantil Alvorecer para aproveitar os diversos serviços ofertados pelo projeto Família em Foco, que é promovido pela Prefeitura de Mossoró e que já está na sua décima edição.

Com a edição deste sábado, o projeto já ultrapassou os 17 mil atendimentos e tem o objetivo de ampliar a oferta de serviços de saúde, principalmente para as famílias que não tem como comparecer as UBS´s durante a semana. Em visita as atividades do Família em Foco, a Prefeita Rosalba Ciarlini disse que esse foi o principal motivo da criação do projeto. “São ofertados todos os serviços de saúde do dia a dia, além de atendimentos com diversas especialidades médicas. Como aqui em Barrinha, que estão sendo realizadas consultas de cardiologia, psiquiatria, psicologia, ginecologia, pediatria. O projeto foi idealizado pensando nas pessoas que durante a semana não tem a oportunidade de ir até a Unidade de Saúde. E no sábado, é uma oportunidade de virem com toda a família”, frisou Rosalba.

A família da dona de casa Keliane Amaral, aproveitou o sábado para cuidar da saúde.

É o caso da dona de casa Keliane Amaral, que é moradora do Sítio Esperança. Acompanhada da irmã e do sobrinho, ela aproveitou o sábado para trazer os dois filhos para uma consulta com o pediatra. “Durante a semana é muito corrido, temos muitos afazeres. Esse projeto é um ótimo serviço. Hoje eu vou aproveitar para fazer uma geral e ainda vacinar as crianças”, frisou.

Quem compareceu a UBS Marina Ferreira e a UEI Alvorecer na manhã deste sábado pode usufruir de atendimentos médicos, nutricionistas, psicólogos, verificação de pressão, glicemia capilar, preventivo, teste rápidos (Hepatites, HIV e Sífilis), orientações nutricionais, IMC, oficina da criança, emissão do cartão SUS, atualização do Cartão de Vacina, corte de cabelo, bolsa família e orientações de casamento coletivo.

Atiradores do Tiro de Guerra reforçaram o combate as arboviroses juntamente com os agentes de endemias do município.

Cerca de 30 agentes de endemias também realizaram visitas domiciliares de prevenção e combate das arboviroses, na comunidade. Além dos agentes , o município contou com a participação voluntária de 20 atiradores do Tiro de Guerra, do exército. “Queria agradecer a participação dos atiradores do Tiro de Guerra, que vem voluntariamente para a zona rural durante o Família em Foco, aos sábados. E que tem feito um trabalho intenso, reforçando, juntamente com nossos agentes a visita casa a casa, dando orientações e fazendo a prevenção das arboviroses como dengue, zica vírus e chicungunya”, destacou a Prefeita.

O Secretário Municipal de Agricultura, Jean Carlos e os vereadores Didi de Arno, Francisco Carlos e Manoel Bezerra, acompanharam a comitiva da Prefeita Rosalba Ciarlini durante a ação realizada neste sábado na comunidade de Barrinha, zona rural de Mossoró.