quinta-feira - 31/07/2025

Extensão da rede elétrica na zona rural traz benefícios para agricultores

Por: Edinaldo Moreno

Wilson Moreno (SECOM/PMM) Wilson Moreno (SECOM/PMM)

A extensão da rede elétrica nas comunidades Santa Fé e Hipólito, zona rural de Mossoró, está trazendo benefícios para os agricultores residentes nestas duas localidades, que necessitam do suporte para plantar e alimentar os animais. 

A medida é realizada pela Neoenergia Cosern, concessionária responsável pelo abastecimento de energia elétrica no Rio Grande do Norte, em parceria com a Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru). Ao todo, a extensão contempla um quilômetro de rede.

“Essa extensão de rede está sendo ótimo para a gente porque antes não tinha como regar a plantação porque não tinha energia e agora temos para retirar a água do rio para irrigar o que a gente planta e também dar água aos animais. Há mais de 20 anos lutávamos e agora conseguimos com apoio da Secretaria de Agricultura”, disse Iran Ferreira, agricultor beneficiado com a extensão da rede elétrica.

Extensão da rede elétrica na comunidade Santa Fé. Foto: Walmir Alves (SECOM/PMM)

Raniere Barbosa destaca a importância do trabalho realizado pela Secretaria de Agricultura para levar benefícios aos agricultores da zona rural de Mossoró, proporcionando mais qualidade de vida e desenvolvimento para a região.

“Com o benefício da ‘Tarifa Verde’, o produtor consegue ter uma economia no custo da energia até 73%, no caso do produtor Iran aqui no Assentamento Santa Fé. Ele consegue ligar a tarifa no sistema desta aquisição através da parceria com a Secretaria de Agricultura, tendo uma ótima economia de energia”.

Tairon Medeiros explica que a medida atende aproximadamente 15 famílias da região. “Para que o agricultor possa ser beneficiado, ele procura a Secretaria de Agricultura, recolhemos toda a documentação e vamos à concessionária de energia solicitar a extensão da rede. A Cosern vai avaliar e mandar um engenheiro para informar se o agricultor está apto ou não para receber esse benefício”.

Iran Ferreira é um dos agricultores beneficiados com a medida. Foto: Walmir Alves (SECOM/PMM)
Anterior Próximo