segunda-feira - 27/09/2021
Exposição sobre Atendimento Educacional Especializado chega à UEI Amélia Ferreira
Por: Maricelio Almeida
A Unidade de Educação Infantil (UEI) Amélia Ferreira, localizada no Alto de São Manoel, recebe na manhã desta terça-feira (28), dentro da programação de encerramento do “Setembro Verde”, mês dedicado à visibilidade e inclusão da pessoa com deficiência, uma exposição sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Com o tema “AEE nas escolas: painel itinerante”, a atividade conta com a presença das professoras Inez Viana e Áurea Lanne, que atuam na Sala de Recursos Multifuncionais da Escola Municipal Nono Rosado.
“Estamos visitando as escolas que são acompanhadas pelo nosso polo. O intuito é divulgar o trabalho promovido pelo AEE e fortalecer o vínculo com as famílias das crianças atendidas e com as próprias unidades de ensino, mantendo esse contato mais próximo, ouvindo os professores, compartilhando informações sobre o atendimento às crianças com deficiência nas aulas remotas”, destaca a professora Inez Viana.
O painel itinerante já percorreu equipamentos como a Escola Municipal Vereador José Bernardo, UEI Alice Dias, UEI Júlia Uchôa, Escola Dinarte Mariz e a própria Escola Municipal Nono Rosado. Nos encontros, são convidados a participar da exposição os alunos com deficiência atendidos pelo AEE, bem com os seus familiares e os professores das unidades.
“É um momento de troca de saberes, de aprendizado mútuo. Apresentamos, por exemplo, quais recursos podem ser utilizados junto às crianças com deficiência”, acrescenta a professora Inez Viana, pontuando ainda como o Atendimento Educacional Especializado tem se reinventado em tempos de pandemia e aulas remotas:
“Trabalhamos em colaboração com o professor e as famílias, com aulas síncronas e assíncronas. Realizamos ações junto às famílias para orientar na realização das atividades. Essa interação acontece tanto por chamadas telefônicas quanto por mensagens via WhatsApp. Entregamos kits pedagógicos em domicílio, de acordo com a necessidade específica do aluno. Produzimos recursos pedagógicos e jogos adaptados. São muitas as atividades”, disse.
A coordenadora de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, professora Leilimar Bezerra, enfatiza a importância da programação desenvolvida ao longo deste mês. “Durante todo o mês nós estivemos, por meio dos professores do AEE, realizando atividades em alusão ao ‘Setembro Verde’, quando a gente mostra o trabalho que já vem sendo promovido para incluir os alunos na rede municipal de ensino, discutindo temas como acessibilidade, aprendizagem, formações, entre muitas outras atividades”, conclui.