sexta-feira - 17/09/2021

Exposição Auto da Liberdade Memórias continua em cartaz no Partage Shopping

Por: DIRETI

A Exposição Auto da Liberdade Memórias continua em cartaz no Partage Shopping até o dia 30 de setembro. A exposição conta a história dos quatro atos libertários de Mossoró por meio de itens do Auto da Liberdade e fotos do espetáculo teatral que há 20 anos é encenado por artistas da terra. A exposição é realizada pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com o shopping.

A exposição entrou em cartaz no dia 1º de setembro e tem atraído mossoroenses e visitantes de cidades do Rio Grande do Norte e de estados brasileiros. Mais de 1.200 pessoas já visitaram a exposição. A visitação é gratuita. A exposição ficará em cartaz até o dia 30 de setembro, feriado municipal em homenagem à libertação dos escravos em Mossoró.

Os quatro grandes fatos históricos de Mossoró são contados na exposição a partir dos itens do espetáculo teatral Auto da Liberdade, dentre eles, figurinos e acessórios usados pelo elenco. Também integram a exposição as fotos do espetáculo registradas pelas lentes de fotógrafos que participaram de edições da Maratona Fotográfica Mossoró Terra da Liberdade. O acervo foi reunido na exposição para preservar a memória e história da liberdade mossoroense após a pandemia inviabilizar a realização do espetáculo Auto da Liberdade no ano passado e em 2021.

A exposição retrata a história da celebração dos quatro atos libertários de Mossoró: Libertação dos Escravos em 30 de setembro de 1883, cinco anos antes da Lei Áurea; Motim das Mulheres, em 1875, quando as mossoroenses se manifestaram contra o alistamento militar dos homens na Guerra do Paraguai; Resistência ao Bando de Lampião, em 1927; Primeiro Voto Feminino, de Celina Guimarães Viana, em 1928.

O horário de visitação segue o período de funcionamento do Partage Shopping, das 10h às 22h, de segunda a sábado, das 11h às 22h aos domingos e feriados. Os visitantes devem seguir todas as recomendações e protocolos de biossegurança de prevenção à Covid-19 adotados pela Prefeitura de Mossoró e o Partage Shopping. Durante a visitação é obrigatório o uso de máscaras e o distanciamento social. Os visitantes devem higienizar as mãos com álcool em gel.

“A exposição traz um pouco da grandiosidade da nossa história de liberdade e que foi contada brilhantemente pelos nossos artistas durante 20 anos. A pandemia da Covid-19 inviabilizou a realização do Auto da Liberdade nos dois últimos anos, mas precisamos manter a história do pioneirismo de liberdade de Mossoró na memória do nosso povo. Convidamos os mossoroenses a prestigiarem a exposição que está em cartaz no Partage Shopping”, destacou o secretário de Cultura, Etevaldo Almeida.