terça-feira - 30/05/2017

Evento compartilha experiências exitosas no combate ao tabagismo

A Secretaria Municipal de Saúde realizará quarta-feira, 31, um Seminário sobre Socialização de Experiências e Resultados de Grupos de Combate ao Tabagismo em Mossoró. O evento, que ocorrerá às 8h, no auditório do Centro Administrativo Prefeito Alcides Belo, é alusivo ao Dia Mundial Sem Tabaco.

Durante o encontro, serão socializadas as experiências exitosas dos grupos de antitabagismo coordenados pelos Núcleos de Apoio à Estratégia de Saúde da Família (Nasfs) junto às equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) em Mossoró. De acordo com dados referentes a 31 grupos do Nasf, 518 pessoas são acompanhadas no processo de abandonar o vício do fumo, das quais 107 pessoas deixaram o hábito de fumar e 144 reduziram o consumo de cigarro.

“A ideia do encontro é compartilhar as experiências, apresentar as metodologias de cada grupo e incentivar a criação de novos grupos de combate ao tabagismo no município”, observa a assistente social Dorisângela Lima. O Seminário contará ainda com palestra “Tabagismo x Qualidade de Vida”, com a psicóloga Ruslândia Silveira Coêlho, voltada para usuários e trabalhadores das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), bem como servidores da saúde em geral.

O Dia Mundial sem Tabaco, celebrado em 31 de maio, foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo e defender as políticas para redução do consumo de tabaco. O tema internacional da campanha deste ano é “Tabagismo como um obstáculo para o desenvolvimento”.