quarta-feira - 25/10/2023

Estudantes da zona rural visitam Museu Histórico Lauro da Escóssia

Por: Maricelio Almeida

Estudantes de unidades da Rede Municipal de Ensino de Mossoró, localizadas na zona rural, estão visitando o Museu Lauro da Escóssia, reaberto ao público no dia 23 de setembro. Nesta terça (24) e quarta-feira (25), alunos da Escola Jerônimo Rosado, comunidade do Piquiri, e Escola Francisco de Assis Nogueira, da comunidade Sussuarana, conheceram de perto um pouco mais sobre a história de Mossoró, documentada por meio do acervo preservado no equipamento cultural.

A estudante Lara Aguiar, do 6º ano da Escola Jerônimo Rosado, integrou o grupo e aprovou a iniciativa da visita, que contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e Secretaria Municipal de Cultura (SMC). “É a primeira vez que eu visito o Museu Lauro da Escóssia e a sala que mais me chamou a atenção foi a da pré-história”, relatou a aluna.

Diretora da Escola Jerônimo Rosado, Letícia Caroline elogiou a receptividade da equipe do Museu Lauro da Escóssia. “Fomos muito bem recepcionados. Quando chegamos, as pessoas já estavam nos esperando, fomos bem acolhidos e estamos amando essa visita”, pontuou.

Professora da Rede Municipal e exercendo atualmente a direção da Escola Francisco de Assis Nogueira, Isabel Felix também ressaltou a importância da visita dos alunos ao Museu. “Tivemos o privilégio de trazermos as nossas crianças para uma aula de campo, e uma das coisas que mais me chamou a atenção foi a recepção das pessoas que estão aqui para nos acompanhar, nos receber, nos orientar. Toda a equipe do Museu está de parabéns”, disse.

O Museu Histórico Lauro da Escóssia deve receber novos grupos de estudantes da Rede Municipal nos próximos dias. O equipamento cultural situa-se hoje na antiga cadeia pública e guarda um valioso acervo relacionado à pré-história, à paleontologia e à história da cidade e região. No local, podem ser encontrados fósseis de animais, mobiliários, registros fotográficos e documentos importantes, como o título de eleitor de Celina Guimarães Vianna, primeira eleitora da América Latina.