quinta-feira - 21/12/2023

Estudantes da zona rural se encantam com o projeto “Estação Natal”

Por: Maricelio Almeida

Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Mossoró viabilizou a ida de estudantes de unidades de ensino da Rede Municipal, localizadas na zona rural, ao projeto “Estação Natal”, tornando a noite desta quarta-feira (20) especial para cerca de 800 alunos e seus familiares. A alegria e o brilho nos olhos das crianças fizeram com que a iluminação natalina instalada na Estação das Artes Elizeu Ventania ganhasse ainda mais cor e vida.

Conhecendo o projeto pela primeira vez, João Hernanes, da Escola Municipal São Romão, ficou encantado com a decoração e iluminação. “Achei muito bonito. Gostei das luzes. Aqui é muito grande”, pontuou. “Está muito decorado, cheio de árvores e o Papai Noel. Fiquei feliz”, acrescentou o pequeno André Luiz. Ele é aluno da Escola Municipal Francisco Bezerra de Maria, sediada no Assentamento Lorena.

Jacleane de Lima, mãe de Jhonatan Gabriel, aluno da Escola Municipal Evilásio Leão, Sítio Hipólito, também descreveu o sentimento vivenciado por ela e seu filho na noite desta quarta-feira (20). “É um privilégio muito grande fazer parte dessa maravilha. Meu filho fica muito alegre quando vem, fica ansioso. A organização está espetacular, perfeita”, disse.

Jacleane de Lima e Jhonatan Gabriel

Estudante da Escola Municipal Vereador José Bernardo, localizada na comunidade Passagem de Pedra, Kelvy Lucas aprovou a iniciativa da Prefeitura em proporcionar esse momento de lazer para as crianças, por meio do “Estação Natal”. “Estou achando muito divertido. Moro em Passagem de Pedra, e a Prefeitura trouxe a gente da zona rural, mandou transporte”, relatou.

Jadson Vinícius prestigiou o “Estação Natal” ao lado da sua mãe, Simone Monteiro, que é também diretora da Escola Municipal Francisco Ferreira Souto, instalada no assentamento Favela. Ele também aprovou a iniciativa da gestão. “Achei muito legal. Gostei mais do túnel de luz. Já brinquei, me diverti. Foi bem legal. No próximo ano quero estar aqui de novo”, disse.

Simone Monteiro e o filho Jadson Vinícius

“Para mim, é uma felicidade muito grande poder participar, trazer os alunos e também o meu filho, porque na minha época nunca existiu isso de a gente ter um passeio e poder trazer as crianças para participarem desse momento de diversão e descontração. Eles estão adorando e eu também”, complementou Simone Monteiro.

Não foram somente as crianças que se encantaram com as luzes do “Estação Natal”. Nilza Tavares, diretora da Escola Municipal Cornélio Barbalho de Carvalho (Riacho Grande), visitou o projeto pela primeira vez. “É com muita alegria que estamos aqui representando a Escola Cornélio Barbalho. É a primeira vez que estou participando. É um grande momento para as crianças da zona rural. A escola está aqui com muita alegria, prestigiando um projeto tão grandioso e tão bonito”, pontuou.

Nilza Tavares

“É muito importante trazer todas as nossas crianças, proporcionar um momento diferente de lazer, de interação com outras escolas, para que a gente possa ter esse feedback de conhecimento, de brincadeira, de lazer, de oportunidades. É um momento de distração”, afirmou Elton Gomes, supervisor da Escola Municipal Jerônimo Rosado, localizada no Piquiri.

Para o secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Faviano Moreira, o olhar atento da gestão com a zona rural se evidencia em ações como a realizada nesta quarta-feira. “As mesmas oportunidades que os alunos da zona urbana têm, os da zona rural também têm. É um compromisso que a gestão tem, que o Município tem, de estar dando essa opção de lazer e qualidade de vida para quem também mora na zona rural”, enfatizou.

Cerca de 20 ônibus foram colocados à disposição dos alunos, familiares e equipes das escolas, em uma logística cuidadosamente pensada e executada pela Secretaria Municipal de Educação (SME), como destaca o titular da pasta, professor Marcos Oliveira.

“O ‘Estação Natal’ é uma oportunidade para a comunidade inteira vivenciar tudo que o projeto proporciona. Para a comunidade escolar, não poderia ser diferente, sobretudo para os alunos da zona rural. A Secretaria de Educação fez toda uma mobilização, criando uma logística para trazer as crianças de diversas localidades, oferecendo toda a assistência necessária.

O prefeito Allyson Bezerra também acompanhou a visita dos alunos, ressaltando o compromisso da gestão municipal com a zona rural e os seus moradores. “É uma felicidade enorme ver as crianças da zona rural aqui. São quase mil crianças aproveitando toda essa magia, essa festa, as luzes, tudo que está sendo aqui oportunizado. É o segundo ano que a gente está oportunizando isso para a zona rural e vamos continuar com esse trabalho, para que a cada ano mais crianças possam participar”, finalizou.