segunda-feira - 11/08/2025
Escuta pública reúne classe artística para debater Lei Aldir Blanc e Cultura Viva
O encontro tem como objetivo central ouvir propostas e sugestões quanto à elaboração do plano de ação da Lei Aldir Blanc.
Por: Larissa Maciel
A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), realizou na última sexta-feira uma nova escuta pública sobre a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e a Lei Cultura Viva, na Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, reunindo representantes da classe artística, desde os fazedores de arte aos atores e atrizes que constroem a cultura mossoroense. O encontro teve como objetivo central ouvir propostas e sugestões quanto à elaboração do plano de ação da Lei Aldir Blanc em seu segundo ciclo no município, com base na Lei n.º 13.018/2012 - Cultura Viva.
"Estamos aqui para ouvir a classe artística e os fazedores de arte e cultura de nossa cidade. O assunto será sobre a Política Nacional Aldir Blanc, especificamente a Lei Cultura Viva. Queremos ouvir a galera da arte e da cultura sobre as suas propostas, ideias de projetos, considerando que Mossoró aderiu ao Ciclo II da PNAB, tendo em vista essa escuta, iremos juntamente com o Conselho Municipal de Políticas Culturais levar as sugestões para a construção do nosso plano de ação dos recursos desse ciclo", explicou Cristiano Nilo, coordenador de Planos, Programas e Projeto Culturais.

Secretária da pasta, Janaína Holanda também se fez presente para acompanhar o debate e recepcionar os fazedores(as) de artes na Biblioteca Municipal, entendendo o momento como um passo essencial para as próximas etapas da PNAB.
"É um momento muito importante e a Prefeitura está abrindo diálogo mais uma vez com os fazedores e fazedoras de cultura. Nós realizamos uma escuta em maio e agora estamos realizando a segunda escuta voltado para a Cultura Viva. Então é o momento de ouvir quais são os principais anseios e as dificuldades para que a gente possa fazer uma política muito forte, uma política cultural em Mossoró", declarou.
A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura garante repasses anuais de recursos federais para estados e municípios, sendo construído com participação de toda a sociedade civil, a classe artística, descrevendo as ações, atividades, valores, formas de aplicação e os produtos das ações. Luciana Duarte, integrante da Companhia Máscara do Teatro, ressaltou a importância do diálogo e dos fomentos culturais.
"Falar desse momento é falar da importância de ser ouvido e, além de ser ouvido, de ser efetivado todas essas colocações que vão ser dadas aqui, sugestões, opiniões. Então, não é só dar sugestão e opinião, é fazer com que a coisa aconteça, passando por todo esse processo, então esse momento é de suma importância e que realmente seja concretizado".