quarta-feira - 29/09/2021

Escolas municipais preparam feiras de ciências por polos

Por: Maricelio Almeida

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Gerência de Planejamento e Avaliação e da Coordenação dos Anos Finais do Ensino Fundamental, realizou ao longo dos últimos dias reuniões preparatórias com os articulares das escolas que promoverão, a partir do dia 13 de outubro, feiras de ciências nas suas unidades, programação que antecede a IV Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino de Mossoró (FECIRME).

Nessa etapa, que será realizada em três polos distintos, tanto na zona urbana quanto na zona rural, cada escola desenvolve sua própria feira, momento em que os projetos científicos idealizados pelos alunos são credenciados para apresentação, virtual, na IV Fecirme, prevista para acontecer de 17 a 19 de novembro. A feira contempla mais de 5 mil alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de aproximadamente 250 professores.

“Nos reunimos virtualmente com os articuladores das 26 escolas participantes dessa etapa, repassando as orientações necessárias para a execução dos projetos científicos que serão expostos nas feiras. Foram três encontros, ocorridos nos dias 21, 23 e 27 de setembro, respectivamente, com os polos A, C e B”, explica a professora Débora Praxedes, coordenadora dos Anos Finais do Ensino Fundamental e EJA.

As apresentações dos projetos na etapa das escolas seguirão um cronograma que terá início no dia 13 de outubro, quando os alunos das unidades do polo A irão expor, até o dia 14, de forma virtual, as suas produções. Cada polo promoverá a sua feira em dois dias. Nos dias 18 e 19 de outubro será a vez do polo C realizar as suas apresentações. Encerrando essa etapa, a exposição dos trabalhos do polo B acontecerá em 21 e 22 de outubro.

“Concluído esse momento, iniciaremos no dia 21 de outubro as inscrições para a IV Fecirme, processo que segue aberto até 27 de outubro. A Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino de Mossoró terá sua programação desenvolvida entre os dias 17 e 19 de novembro”, relata o professor Mauro Marciel, gerente de Planejamento e Avaliação da SME.

Os alunos poderão inscrever seus projetos em três diferentes modalidades, como explica Mauro Marciel. “Serão aceitas inscrições de trabalhos nas categorias Ideação, quando ainda não foram iniciadas as etapas experimentais; Em Desenvolvimento, projeto que apresenta resultados ou conclusões parciais; e Concluídos, projeto que já apresenta resultados e conclusões até a data da inscrição”.

Após a etapa municipal, os projetos credenciados na Fecirme serão apresentados na Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, promovida em dezembro pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Serão 20 projetos selecionados.

Nessa edição, a Fecirme conta com um incentivo a mais para promover o engajamento dos alunos em relação à ciência, a partir de um projeto aprovado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): o “Feira de Ciências no contexto do Semiárido”, que tem abrangência municipal e concederá aos três alunos da equipe do primeiro lugar na FECIRME uma bolsa de R$ 100 mensais, durante seis meses.