quinta-feira - 28/08/2025

Escolas e UBSs inauguradas em Mossoró já contam com câmeras monitoradas pelo CIOTS

Por: Italo Bruno

Foto: Divulgação/PMM Foto: Divulgação/PMM

A Prefeitura de Mossoró segue avançando na modernização da infraestrutura das unidades públicas do município, garantindo mais segurança e eficiência na prestação de serviços. Todos os equipamentos recém-inaugurados já contam com câmeras de monitoramento, que passam a ser acompanhadas em tempo real pelo Centro Integrado de Operações em Trânsito e Segurança (CIOTS).

Entre os equipamentos contemplados, está a Escola Municipal Pedro Fernandes Ribeiro, localizada na comunidade do Jucuri, que recebeu 11 câmeras instaladas estrategicamente. A medida também se estende às unidades de saúde, como a nova UBS da comunidade rural de Mulunguzinho e a UBS Zoraide Maria Bezerra, no conjunto Nova Mossoró. Com isso, o município garante que tanto escolas quanto postos de saúde ofereçam não apenas estrutura de qualidade, mas também um padrão elevado de segurança.

A iniciativa representa um novo modelo de gestão da segurança pública em Mossoró, em que tecnologia e prevenção andam juntas. O monitoramento das câmeras é realizado 24 horas por dia pelo CIOTS, que tem a responsabilidade de identificar possíveis ocorrências e acionar as equipes de campo em tempo hábil, fortalecendo a sensação de proteção para alunos, profissionais da saúde, professores e toda a comunidade.

O coordenador do CIOTS, Andrews Freitas, destacou a importância da iniciativa:

“É importante toda essa tecnologia chegando nas unidades, tanto de saúde quanto de educação, e também estamos levando para a zona rural. Sempre que houver necessidade de suporte, o CIOTS estará atento. Utilizamos também sistemas de algoritmo que detectam movimentações suspeitas fora do horário de funcionamento, permitindo o envio rápido de viaturas para coibir qualquer tipo de ocorrência. Além disso, todas as unidades têm sistema de backup de imagens por até 15 dias, o que garante segurança e transparência em eventuais investigações”, explicou.

A integração entre tecnologia e segurança representa um avanço no cuidado com o patrimônio público e na proteção dos cidadãos que utilizam os serviços municipais. Para além do registro de imagens, o sistema de monitoramento tem um caráter preventivo, coibindo furtos e situações de risco antes mesmo que causem maiores transtornos.

Portanto, através do novo padrão adotado pela Prefeitura, todos os equipamentos públicos que forem inaugurados deverão seguir o mesmo modelo de modernização, unindo eficiência na oferta de serviços e valorização da segurança da população.

Tags:
Anterior Próximo