sexta-feira - 28/10/2022

Escolas da Rede Municipal são premiadas na XII Feira de Ciências do Semiárido Potiguar

Por: Maricelio Almeida

Encerrada nesta quinta-feira (27), a XII Feira de Ciências do Semiárido Potiguar premiou alunos e professores que se destacaram durante a programação desenvolvida ao longo da semana. A Rede Municipal de Ensino de Mossoró participou do evento e teve projetos de cinco escolas premiados, garantindo credenciais para feiras que serão realizadas em estados como Pará e Santa Catarina.

Foram premiados projetos das escolas Maurício Fernandes da Silva, Rotary, Manoel Assis, Senador Duarte Filho e Ronald Pinheiro Néo Júnior, além do docente Higo Thayrone, na categoria “Professor Nota 10”. O resultado foi celebrado pelo profissional, que atua na Ronald Pinheiro Néo Júnior.

“Essa premiação me deixou muito feliz e representa muito para meu trabalho como professor-orientador em feiras de ciências, pois ela é fruto de um trabalho dedicado que faço há anos junto aos estudantes. É um trabalho voltado à educação científica, evolução do uso da metodologia científica e motivação dos estudantes na participação em feiras. São momentos assim que tornam esse trabalho gratificante e nos dão força para continuar plantando essa semente da ciência, contribuindo de alguma forma para o futuro desses estudantes”, pontuou.

A Escola Ronald Pinheiro Néo Júnior também foi premiada com credencial para o MOCITEC/ZN, feira que acontecerá em Natal. O projeto classificado foi “Lona da fibra de coco e resina da espécie Anacardium Occidentale (cajueiro): uma alternativa sustentável para o armazenamento do biogás em esterqueira – biodigestor em fazenda”.

Já Escola Municipal Maurício Fernandes, por meio do trabalho “Luta por acessibilidade”, foi premiada com credencial para a MOSTRATEC, que será promovida em Santa Catarina, e a Escola Senador Duarte Filho, através do projeto “Os impactos da poluição sonora dos estudantes com TEA E DI”, recebeu credencial para integrar a programação do evento MOSTRAAÇAÍ, que será realizado no Pará.

Foram destaques ainda os projetos “Cartas em Braille: unille - um jogo adaptado para pessoas com deficiência visual ou cegas”, da Escola Maurício Fernandes; “Síndrome de Tourette”, da Escola Municipal Rotary (destaque em duas categorias: Metodologia Científica e Ciências da Saúde); “O preconceito racial entre jovens”, apresentado por alunos da Escola Professor Manoel Assis e ainda "Clube do Livro: uma proposta de leitura", da Escola Senador Duarte Filho.

Foto: Walmir Alves (Secom/PMM)

“Todos esses momentos de premiação resultam de um processo. Antecedem a esse momento, o compromisso de toda uma equipe com a educação pública de qualidade, com a formação do cidadão e o envolvimento dos nossos estudantes, por exemplo. O reconhecimento alcançado pelos nossos alunos e professores nos motiva a continuar acreditando, investindo na educação pública e incentivando a pesquisa científica desde os Anos Iniciais”, frisou a secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar.

A professora Maria das Dores, que leciona na Escola Municipal Rotary, destacou a importância do reconhecimento obtido pelos estudantes e pela unidade de ensino na Feira de Ciências. “Foi gratificante termos um dos nossos trabalhos alcançando esse destaque em duas categorias. Não esperávamos, foi uma surpresa. Todo o grupo ficou muito feliz. Nosso objetivo com o projeto era trabalhar a inclusão, até porque muitos alunos não sabiam ao certo o que é a Síndrome de Tourette”, comentou.

“Estamos muito felizes com o resultado dos nossos professores e alunos na Feira de Ciências do Semiárido Potiguar. Gostaríamos de parabenizar a todos os envolvidos. Sabemos que esse resultado reflete o empenho e dedicação de toda comunidade escolar. Nossos alunos têm um potencial gigantesco e as premiações reconhecem o esforço dedicado à produção do conhecimento científico”, finalizou Alexandre Andrade, coordenador dos Anos Finais e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria Municipal de Educação.