quarta-feira - 19/10/2022

Escolas da Rede Municipal de Ensino desenvolvem feiras de empreendedorismo

Por: Maricelio Almeida

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), integra pela primeira vez o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), uma iniciativa executada em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) que fomenta, de maneira lúdica, o desenvolvimento de habilidades e comportamentos empreendedores em alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Inicialmente, o projeto contempla oito escolas da Rede Municipal, entre unidades da zona urbana e da zona rural. A expectativa é que esse número seja ampliado já partir de 2023. As feiras de empreendedorismo, que resultam do desenvolvimento do JEPP em sala de aula, já começaram a acontecer.

Nesta terça-feira (18), a Escola Sindicalista Antônio Inácio, localizada na região da Barrinha (zona rural), foi a primeira a promover o evento, que envolveu cerca de 400 estudantes, como a jovem Rebeca Cristina, do 9º ano. “Eu e meus colegas pensamos numa ideia de empreendedorismo que fosse fácil, barata e que a gente pudesse acumular um capital. A nossa ideia foi de um brigadeiro artesanal. Criamos a nossa logo, que é a Bueno Brigadeiro, produzindo aqui mesma na escola. As pessoas que provaram, adoraram”, comemorou.

O gerente executivo de Avaliação, Planejamento, Inovação e Tecnologia da SME, Hélio Oliveira, explica como o JEPP se desenvolve. “Houve a etapa de formação dos professores, com material pedagógico, discutindo as temáticas trabalhadas e recebendo informações sobre como executar o projeto com os alunos. A iniciativa engloba estudantes do 1º ao 9º ano, então cada turma tem um tema, e trabalha esse tema com a culminância sendo exatamente esse momento, que é a realização da feira”, disse, acrescentando:

“Os alunos aprendem aqui noções, de fato, de empreendedorismo, de investimento, sobre como calcular valores, pesquisar produtos, preços. Eles investem o dinheiro, criam suas empresas, produtos, logomarcas, e, a partir do que é vendido, há uma margem de lucro. Serão oito escolas participando dessa etapa, com as feiras sendo realizadas nas próximas semanas”, pontuou Hélio Oliveira.

Hélio Oliveira, gerente da SME

Os estudantes Kauã da Silva e Karla Vitória aprovaram o projeto. “Foi muito importante para nós, para o nosso futuro. Os conhecimentos adquiridos servirão não apenas para mim, mas também para outras pessoas que têm o sonho de empreender”, afirmou Kauã. “Está sendo ótimo participar. Aprendi muita coisa, como trabalhar em grupo, a importância da união”, complementou Karla.

A diretora da Escola Sindicalista Antônio Inácio, Josyane Feliciano, ressaltou o quanto os alunos se envolveram com o projeto e demonstraram entusiasmo na construção da feira. “Foi muito gratificante. Eles receberam muito bem o projeto e passaram a conhecer a matéria-prima daquilo que eles produziram para comercializar. Foi um trabalho feito passo a passo, com muito significado para eles”, contou.

Josyane Feliciano, diretora da escola

Para os professores da unidade de ensino, a experiência também foi considerada positiva. “É um projeto inovador dentro da escola. A Prefeitura está de parabéns nesse sentido, de buscar novas ideias. Trouxemos aqui uma maneira de mostrar como funciona a robótica, a parte elétrica, fio, engrenagem, motor, movimentos repetitivos e vivenciamos também a questão do empreendedorismo. Tivemos uma venda considerável. Deu tudo certo. A Secretaria de Educação está de parabéns”, relatou o docente Arlindo Vieira.

Equipe da Escola Sindicalista Antônio Inácio

A feira na Escola Sindicalista Antônio Inácio também contou com a presença de pais de alunos. “Eu agradeço à Prefeitura, à diretora, professoras por esse projeto. É um aprendizado muito importante para os nossos filhos, fazendo com que eles se desenvolvam cada vez mais. Estão todos de parabéns”, comentou Larissa Alves, mãe dos estudantes João Everton e Lara Evelly.

Larissa Alves, mãe de alunos

Secretária de Educação de Mossoró, a professora Hubeônia Alencar celebrou os resultados da primeira feira de empreendedorismo, destacando também a participação das famílias dos alunos, reforçando que o projeto alcança não apenas as unidades da zona urbana do município, mas também equipamentos de ensino instalados na zona rural.

“A feira realizada na escola é fruto de importante parceria realizada entre a Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e o Sebrae. O Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos objetiva fomentar a cultura empreendedora, através de práticas que promovem aprendizagens significativas, desenvolvendo no aluno habilidades e atitudes necessárias ao gerenciamento da própria vida. A SME apoia e integra o projeto, desenvolvido tanto em escolas urbanas quanto rurais. A ideia é ampliar a experiência para mais escolas”, finalizou Hubeônia.