quarta-feira - 19/10/2022
Escolas da Rede Municipal de Ensino desenvolvem feiras de empreendedorismo
Por: Maricelio Almeida
A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), integra pela primeira vez o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), uma iniciativa executada em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) que fomenta, de maneira lúdica, o desenvolvimento de habilidades e comportamentos empreendedores em alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Inicialmente, o projeto contempla oito escolas da Rede Municipal, entre unidades da zona urbana e da zona rural. A expectativa é que esse número seja ampliado já partir de 2023. As feiras de empreendedorismo, que resultam do desenvolvimento do JEPP em sala de aula, já começaram a acontecer.
Nesta terça-feira (18), a Escola Sindicalista Antônio Inácio, localizada na região da Barrinha (zona rural), foi a primeira a promover o evento, que envolveu cerca de 400 estudantes, como a jovem Rebeca Cristina, do 9º ano. “Eu e meus colegas pensamos numa ideia de empreendedorismo que fosse fácil, barata e que a gente pudesse acumular um capital. A nossa ideia foi de um brigadeiro artesanal. Criamos a nossa logo, que é a Bueno Brigadeiro, produzindo aqui mesma na escola. As pessoas que provaram, adoraram”, comemorou.
O gerente executivo de Avaliação, Planejamento, Inovação e Tecnologia da SME, Hélio Oliveira, explica como o JEPP se desenvolve. “Houve a etapa de formação dos professores, com material pedagógico, discutindo as temáticas trabalhadas e recebendo informações sobre como executar o projeto com os alunos. A iniciativa engloba estudantes do 1º ao 9º ano, então cada turma tem um tema, e trabalha esse tema com a culminância sendo exatamente esse momento, que é a realização da feira”, disse, acrescentando:
“Os alunos aprendem aqui noções, de fato, de empreendedorismo, de investimento, sobre como calcular valores, pesquisar produtos, preços. Eles investem o dinheiro, criam suas empresas, produtos, logomarcas, e, a partir do que é vendido, há uma margem de lucro. Serão oito escolas participando dessa etapa, com as feiras sendo realizadas nas próximas semanas”, pontuou Hélio Oliveira.
Os estudantes Kauã da Silva e Karla Vitória aprovaram o projeto. “Foi muito importante para nós, para o nosso futuro. Os conhecimentos adquiridos servirão não apenas para mim, mas também para outras pessoas que têm o sonho de empreender”, afirmou Kauã. “Está sendo ótimo participar. Aprendi muita coisa, como trabalhar em grupo, a importância da união”, complementou Karla.
A diretora da Escola Sindicalista Antônio Inácio, Josyane Feliciano, ressaltou o quanto os alunos se envolveram com o projeto e demonstraram entusiasmo na construção da feira. “Foi muito gratificante. Eles receberam muito bem o projeto e passaram a conhecer a matéria-prima daquilo que eles produziram para comercializar. Foi um trabalho feito passo a passo, com muito significado para eles”, contou.
Para os professores da unidade de ensino, a experiência também foi considerada positiva. “É um projeto inovador dentro da escola. A Prefeitura está de parabéns nesse sentido, de buscar novas ideias. Trouxemos aqui uma maneira de mostrar como funciona a robótica, a parte elétrica, fio, engrenagem, motor, movimentos repetitivos e vivenciamos também a questão do empreendedorismo. Tivemos uma venda considerável. Deu tudo certo. A Secretaria de Educação está de parabéns”, relatou o docente Arlindo Vieira.
A feira na Escola Sindicalista Antônio Inácio também contou com a presença de pais de alunos. “Eu agradeço à Prefeitura, à diretora, professoras por esse projeto. É um aprendizado muito importante para os nossos filhos, fazendo com que eles se desenvolvam cada vez mais. Estão todos de parabéns”, comentou Larissa Alves, mãe dos estudantes João Everton e Lara Evelly.
Secretária de Educação de Mossoró, a professora Hubeônia Alencar celebrou os resultados da primeira feira de empreendedorismo, destacando também a participação das famílias dos alunos, reforçando que o projeto alcança não apenas as unidades da zona urbana do município, mas também equipamentos de ensino instalados na zona rural.
“A feira realizada na escola é fruto de importante parceria realizada entre a Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e o Sebrae. O Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos objetiva fomentar a cultura empreendedora, através de práticas que promovem aprendizagens significativas, desenvolvendo no aluno habilidades e atitudes necessárias ao gerenciamento da própria vida. A SME apoia e integra o projeto, desenvolvido tanto em escolas urbanas quanto rurais. A ideia é ampliar a experiência para mais escolas”, finalizou Hubeônia.