sexta-feira - 12/08/2022

Escola Municipal José Benjamim é entregue completamente reformada

Por: Maricelio Almeida

Estão oficialmente entregues aos alunos, pais, professores e toda a comunidade da região do Planalto 13 de maio as novas instalações da Escola Municipal José Benjamim. Após receber uma reforma completa, o equipamento de ensino terá suas atividades presenciais retomadas a partir da próxima segunda-feira (15). A solenidade de reinauguração da unidade aconteceu na tarde desta sexta-feira (12).

O ato de entrega da escola contou com a expressiva participação da comunidade, que há anos aguardava pela revitalização da estrutura da unidade, investimento concretizado pela atual gestão municipal. Na solenidade, os alunos da unidade realizaram apresentações especiais, com mensagem de retorno às aulas presenciais, declamação de cordel e presença do Coral José Benjamim.

Norma Lúcia, mãe dos alunos Maria Cecília e Guilherme Fernandes, conta que se emocionou ao conhecer a nova estrutura da José Bejamim. “Eu estou emocionada, porque não esperava, mas graças a Deus chegou o grande dia da reinauguração. Antes, estava muito ruim, muito ruim mesmo, precisando muito dessa reforma”, disse.

Norma Lúcia, mãe de alunos

Expedita Soares, avó do pequeno Davi Luiz, aluno do 2º do Ensino Fundamental, também destacou a importância desse novo momento da escola José Benjamim. “A gente via como a escola estava sofrida, estava precisando dessa reforma. Agora ficou linda. Todo aluno quer ter uma escola assim, quer ter um prédio assim para ele vir todos os dias, e passar a maior parte do tempo dele aqui. Que eles façam bom proveito”, comentou.

A estudante Marina Poliana, do 8º do Ensino Fundamental, afirmou que a nova estrutura da escola é motivo de orgulho para a comunidade discente. “Antes eu não tinha muito orgulho de estudar aqui, mas agora eu entrei aqui e vi a escola transformada. Agora é orgulho a pessoa estudar nessa escola. Fiquei muito feliz, porque agora eu posso dizer: ‘essa é a minha escola’”, relatou a aluna.

Estudante Marina Poliana

Professora da unidade desde 2019, Míssola Arezza diz que agora a realidade na escola é outra. “Quando eu cheguei aqui, a escola estava muito deteriorada, os alunos reclamavam, e com certeza isso influenciava também no ensino-aprendizagem deles. Hoje, a gente recebe uma escola muito bonita, reformada. Eu, especialmente, estou muito encantada, muito emocionada, porque vai ter uma salinha de música, que é a minha área, eu sou professora de arte e música, e quando eu cheguei aqui essa salinha era usada como depósito para carteiras quebradas”, relembrou.

A unidade possui cerca de 300 alunos matriculados em turmas do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, que funcionam nos turnos matutino e vespertino. Este é o nono equipamento de ensino entregue este ano pela Prefeitura de Mossoró com estrutura adequada para o desenvolvimento de suas ações. São escolas ou Unidades de Educação Infantil (UEIs) que iniciaram/reiniciaram suas atividades, por exemplo, após conclusão de obras que se prolongavam há anos, ou após receberem serviços de revitalização, como destaca a secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar.

“Esta é a nossa nona entrega de 2022, a 12º desde o início da gestão. É bom lembrar que estamos entregando esta unidade com todo o mobiliário novo, todas as carteiras novas, em plenas condições de funcionamento, e esta é a penúltima escola que ainda estava em aulas remotas, porque não tinha condição de receber a população, então é uma honra tremenda para nós chegar a este momento e entregar para a população do Planalto, para a população de Mossoró, esta escola agora em condições dignas”, pontuou, acrescentando:

“Entregar uma escola é sempre um momento de esperança, de sonhos e, principalmente, de possibilidade de vitória. É uma emoção única. Estamos aqui hoje entregando esta unidade completamente reformada, inclusive totalmente acessível, e é muito importante essa ação que a Prefeitura de Mossoró fez aqui”, comentou Hubeônia Alencar.

Foram executados na José Benjamim serviços como substituição de toda a parte hidráulica; revisão das instalações elétricas; substituição de portas e janelas; revisão do telhado; recuperação estrutural de pilares e do muro; adaptação às normas de acessibilidade; sistema de drenagem; sistema de combate a incêndio; substituição do piso da calçada com bloco intertravado.

E ainda: reforma dos banheiros com substituição de louças; substituição do piso do pátio; pintura geral e reparo no telhado da quadra. Com a reforma, a Escola Municipal José Benjamim passa a estar totalmente estruturada e equipada para a promoção da educação com mais conforto e qualidade de ensino à população, como reforça o secretário municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos, Rodrigo Lima.

“A José Benjamim recebeu realmente uma reestruturação, uma revitalização completa, inclusive a sua quadra. É uma escola agora completamente acessível, pintada, com suas portas restauradas, revitalizadas, toda a cobertura revitalizada. Foi uma reforma gigantesca, para que a população tenha agora nessa escola muito conforto, muito mais qualidade, para que o ensino flua melhor”, concluiu o secretário.