sexta-feira - 20/03/2026
Escola Inclusiva é tema de formação para supervisores da Rede Municipal de Ensino
As atividades aconteceram no Ateliê Inclusivo, espaço criado na Escola Municipal Maurício Fernandes da Silva, localizada na avenida Leste-Oeste
Por: Sayonara Amorim
A Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou nos dias 18 e 19 formação continuada para supervisores dos anos iniciais com o tema: Aprendizagem e avaliação na Escola Inclusiva e as implicações do Decreto 12.686/2025. As atividades aconteceram no Ateliê Inclusivo, espaço criado na Escola Municipal Maurício Fernandes da Silva, localizada na avenida Leste-Oeste.
A formação foi supervisionada pela coordenadora da Educação Especial da SME, Selma Bedaque. “Trazemos para a formação contínuada os supervisores escolares para trabalharem o tema “A aprendizagem e a avaliação na escola inclusiva e as implicações do Decreto 12.686/2025”, porque trabalhar esse tema é fundamental para garantir uma educação alinhada às novas diretrizes legais”, pontuou Selma Bedaque.

Para a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais Rilzonete Batista, a escola inclusiva exige uma mudança de paradigma, onde deixa-se de focar apenas no ensino padronizado para considerar as diferentes necessidades, ritmos e formas de aprendizagem dos estudantes. “Nesse contexto, o supervisor escolar desempenha um papel estratégico, pois atua como mediador entre políticas educacionais, práticas pedagógicas e o trabalho docente. Essa formação específica permite que esse profissional compreenda melhor como promover práticas pedagógicas inclusivas, apoiando os professores na adaptação de metodologias, recursos e estratégias de ensino”, destacou Rilzonete.

A coordenadora acrescenta ainda que a avaliação da aprendizagem na perspectiva inclusiva precisa ser repensada. Não se trata apenas de medir resultados, mas de acompanhar o desenvolvimento integral do estudante, respeitando suas particularidades. “A formação contribui para que os supervisores orientem processos avaliativos mais flexíveis, afetivos, diagnósticos e com planejamento que tragam objetivos claros e intencionais, evitando práticas excludentes e promovendo a participação de todos os alunos”, complementou Rilzonete Batista.
A supervisora da Escola Municipal Manoel Assis, Ana Paula Felipa, ressaltou que a vigência do Decreto 12.686/2025 exige um olhar diferenciado no processo ensino-aprendizagem. “O decreto nos direciona o olhar para a inclusão sob a perspectiva do desenho universal para a aprendizagem. Formações como esta são fundamentais para a supervisão pedagógica, pois reafirmam nosso papel como pontes entre os diversos agentes da comunidade escolar”, reforçou Ana Paula.

DECRETO Nº 12.686, DE 20 DE OUTUBRO DE 2025
Fica instituída a Política Nacional de Educação Especial Inclusiva, com a finalidade de garantir o direito à educação em um sistema educacional inclusivo para estudantes com deficiência, com transtorno do espectro autista e com altas habilidades ou superdotação, sem discriminação e com base na igualdade de oportunidades.
A modalidade da educação especial será oferecida de maneira transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, com vistas a assegurar recursos e serviços educacionais para apoiar, complementar e suplementar o processo de escolarização.