sábado - 23/11/2019
Escola da rede municipal é objeto de estudo em trabalho apresentado no Coines
Por: Comunicação
A utilização de jogos bilíngues como ferramenta didática para surdos em uma escola da rede municipal foi tema de projeto apresentado durante a edição 2019 do Congresso Internacional do Instituto de Educação dos Surdos (Coines). O projeto é de coautoria da professora Ana Lucia Aguiar, diretora da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
“Nós acreditamos no lúdico como via e possibilidade do aprendizado. Não só o conhecimento formal, mas também a sociabilidade desses estudantes”, informa Ana Lucia. A professora citou como a rede municipal de ensino de Mossoró tem avançado na formação continuada para os educadores. “Temos um avanço em Mossoró na formação de professores capacitados para lidar com as múltiplas deficiências. Isso é fundamental para um resultado positivo e uma inclusão realmente como precisamos”, continua.
Por se tratar de um trabalho de pesquisa acadêmico, não foi informada a escola municipal objeto do estudo. A ideia apresentada consiste em um jogo adaptado com cores e voltado à língua inglesa. O projeto demonstrou como houve maior interesse e participação de crianças surdas em sala de aula. “Com o lúdico podemos tornar a aprendizagem prazerosa, motivadora, além de proporcionar aos alunos condições adequadas para o desenvolvimento”, ressalta Aguiar.
A vice-prefeita Nayara Gadelha parabenizou a iniciativa da professora e a metodologia adotada na escola municipal. “Sabemos que a luta pela inclusão é árdua, exige dedicação e muito trabalho. Ficamos felizes em ver que esse esforço do Município vem sendo reconhecido. A educação pode transformar vidas e inclusão é possibilitar caminhos e viabilizar ações que facilitem o aprendizado e a permanência desses alunos na educação formal”, complementa.
Este ano o Coines tem como tema: Protagonismo Surdo: desafios e conquistas em minorias culturais. Além da representação de uma escola da rede municipal, Mossoró teve um projeto do Estação Juventude 2.0 selecionado para discussão na programação. O programa é uma parceria da Prefeitura com o Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional da Juventude.