sexta-feira - 05/12/2025

Equipes da Ouvidoria realizam pesquisas nas secretarias e repartições públicas

Por: Thiago Braga

A Ouvidoria-Geral do Município (OGM) segue com pesquisas abertas direcionadas ao servidor público e ao usuário dos serviços da Prefeitura de Mossoró. O participante pode responder à avaliação pela internet, e ainda presencialmente, por meio das equipes da Ouvidoria que de forma itinerante visitam os equipamentos públicos municipais.

Nesta semana, por exemplo, as equipes da Ouvidoria estiveram no Centro Administrativo da Cidadania Pref. Alcides Belo, que abriga a sede das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social. Local que registra intenso fluxo de usuários que buscam os serviços públicos municipais.

"Nós estamos com a pesquisa aberta tanto pela internet quanto presencialmente, passando nos locais de atendimento ao público, ouvindo não só o usuário desse serviço, mas também o servidor que é quem presta esse serviço. O nosso objetivo, é claro, é saber que visão o servidor está tendo do serviço que executa e também que visão o próprio usuário está tendo do serviço que recebe. E a ideia é ouvir para melhor servir", destacou Hubeônia Alencar, ouvidora-geral do Município.

Uma das pesquisas tem foco em ouvir o servidor público efetivo e o comissionado. O participante responde acerca de questões relacionadas ao funcionamento dos serviços, direitos, garantias e motivações.

Hubeônia Alencar.

"O nosso questionário tem diversas vertentes e a gente quer ter uma visão ampla do servidor relacionado ao serviço que presta e do usuário também. Nós estamos visitando todas as secretarias de atendimento ao público com a equipe que pode também ouvi-los presencialmente. O usuário desse serviço tem três opções, ele pode responder diretamente pela internet através do link e do QR code que disponibilizamos, ele pode responder o formulário impresso aqui no local de atendimento e colocá-lo na urna ou, se preferir, pode responder diretamente com a nossa equipe que está com o tablet e já coloca no sistema na hora", explicou Hubeônia Alencar.

A iniciativa tem por objetivo conhecer a percepção dos usuários acerca dos atendimentos prestados nas repartições públicas, bem como aperfeiçoar e melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços.

"Nós estamos no processo de sensibilização, garantido a esse usuário o anonimato nas respostas e o tratamento ético dos dados. Estamos tentando fazer a adesão desse usuário para responder sobre o serviço que recebeu, nessa corresponsabilidade, ou seja, é ouvindo o usuário que a Prefeitura de Mossoró pode melhorar esse serviço. O cidadão precisa nos dizer o que funcionou ou não, fazer críticas, sugestões, elogios. Nós estamos abertos para tudo, sem julgamentos, para que a partir dos dados a gente possa analisar e melhorar os serviços", concluiu.

Anterior Próximo