terça-feira - 10/08/2021

Equipe da SEADRU tira dúvidas de produtores sobre parasitas em animais

Por: Edinaldo Moreno

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) realizou mais uma conversa com os produtores que comercializam animais na Feira do Bode em Mossoró. Desta vez, o tema abordado com os feirantes foi parasitas, tanto internos (verminoses), quanto externos (carrapatos).

De acordo com o veterinário Ruan Paulino da pasta municipal, o problema leva a grandes perdas econômicas e está muito presente na vida do pecuarista. Ele espera que o produtor saiba como proceder para evitar problema maior no rebanho.

“Com essa ação esperamos que o produtor comece a olhar com outros olhos o tema abordado. Foi falado desde como ele deve proceder para identificar um animal parasitado e estratégias de controle, como também assuntos relevantes no contexto da saúde pública, como exemplo: período de carência de alguns medicamentosa, ou seja, após quanto tempo esse produtor vai poder tirar o leite ou consumir a carne do animal tratado”.

Ruan Paulino destacou a receptividade dos criadores com a equipe da SEADRU. Segundo ele, grande parte dos produtores procurou espontaneamente para tirar dúvidas a respeito do tema.

“A receptividade foi muito boa. A maioria nos procurou espontaneamente. A conversa foi proveitosa e houve distribuição de folders informativos. Alguns até perguntaram qual seria o tema da semana seguinte”, frisou.

O tema que será abordado nesta sexta-feira, 13, será o manejo do recém-nascido. “Cuidados importantes durante as primeiras horas de vida e após alguns dias”, explica Ruan Paulino.