terça-feira - 15/06/2021
Equipamentos da Proteção Social Básica usam estratégias para atendimento durante a pandemia
Por: Edinaldo Moreno
Com o objetivo de elaborar e executar planejamento com ações condizentes com a Política Nacional de Assistência Social, os coordenadores e técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRASs), Centros de Convivência de Idosos (CCIs), e Casas da Nossa Gente (CNGs) se reuniram virtualmente nesta segunda-feira, 14, para traçar ações contidas nos planejamentos feitos pelas equipes.
De acordo com a assistente social da Unidade de Gestão do Trabalho e Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude (SMDSJ), Dorisângela Lima, mesmo diante do cenário da pandemia, muitas estratégias criativas estão sendo reinventadas pelas equipes para ampliar o leque de direitos para os usuários e ofertar um serviço de melhor qualidade nos equipamentos da Assistência Social.
A titular da SMDSJ, Janaína Holanda, participou da abertura do evento e enfatizou a eficiência dos planejamentos dessas ações realizadas pelos equipamentos ligados ao Desenvolvimento Social no município.
A coordenadora do CRAS Redenção, Raissa Kelly Silva, explica que a reunião foi fundamental e positiva para a construção e consolidação de ações sócio educativas a serem realizadas neste mês, mediante o compartilhamento e trocas de ideias, estratégias e possibilidades para adotar no momento atual.
Segundo ela, a iniciativa adotada tem o objetivo de sempre possibilitar a população que usa os serviços do equipamento a viabilização do acesso aos direitos sociais, por meio de orientações, publicações nas redes sociais, atendimentos virtuais, atividades socio-educativas realizadas também por meio remoto.
A coordenadora do Centro de Convivência do Idoso do Alto de São Manoel, Vilma Câmara, explicou o que o CCI do Alto de São Manoel está fazendo para aproximar os usuários do equipamento. Ela enfatizou o uso de equipamentos eletrônicos, redes sociais para o desenvolvimento da criatividade para a interação com o grupo de idosos.
As ações contidas nos planejamentos realizados pelas equipes que serão elaborados mensalmente, considerando vários aspectos relevantes são:
- Atendimentos e Acompanhamentos (virtuais e presenciais);
- Elaboração de materiais educativos para expor nas redes sociais e grupos virtuais com usuários;
- Entrega de Complementação Alimentar;
- Preenchimento dos Registros Mensais de Atendimento;
- Reuniões internas e externas (Presenciais com medidas de biossegurança ou virtuais);
- Elaboração e construção de Planos de Atendimento Familiar;
- Ações de Educação Permanente (Para equipe ou usuários);
- Visitas (aos usuários ou instituições);
- Ações rotineiras;