terça-feira - 15/06/2021

Equipamentos da Proteção Social Básica usam estratégias para atendimento durante a pandemia

Por: Edinaldo Moreno

Com o objetivo de elaborar e executar planejamento com ações condizentes com a Política Nacional de Assistência Social, os coordenadores e técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRASs), Centros de Convivência de Idosos (CCIs), e Casas da Nossa Gente (CNGs) se reuniram virtualmente nesta segunda-feira, 14, para traçar ações contidas nos planejamentos feitos pelas equipes.

De acordo com a assistente social da Unidade de Gestão do Trabalho e Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude (SMDSJ), Dorisângela Lima, mesmo diante do cenário da pandemia, muitas estratégias criativas estão sendo reinventadas pelas equipes para ampliar o leque de direitos para os usuários e ofertar um serviço de melhor qualidade nos equipamentos da Assistência Social.

A titular da SMDSJ, Janaína Holanda, participou da abertura do evento e enfatizou a eficiência dos planejamentos dessas ações realizadas pelos equipamentos ligados ao Desenvolvimento Social no município.

A coordenadora do CRAS Redenção, Raissa Kelly Silva, explica que a reunião foi fundamental e positiva para a construção e consolidação de ações sócio educativas a serem realizadas neste mês, mediante o compartilhamento e trocas de ideias, estratégias e possibilidades para adotar no momento atual.

Segundo ela, a iniciativa adotada tem o objetivo de sempre possibilitar a população que usa os serviços do equipamento a viabilização do acesso aos direitos sociais, por meio de orientações, publicações nas redes sociais, atendimentos virtuais, atividades socio-educativas realizadas também por meio remoto.

A coordenadora do Centro de Convivência do Idoso do Alto de São Manoel, Vilma Câmara, explicou o que o CCI do Alto de São Manoel está fazendo para aproximar os usuários do equipamento. Ela enfatizou o uso de equipamentos eletrônicos, redes sociais para o desenvolvimento da criatividade para a interação com o grupo de idosos.

As ações contidas nos planejamentos realizados pelas equipes que serão elaborados mensalmente, considerando vários aspectos relevantes são:

- Atendimentos e Acompanhamentos (virtuais e presenciais);

- Elaboração de materiais educativos para expor nas redes sociais e grupos virtuais com usuários;

- Entrega de Complementação Alimentar;

- Preenchimento dos Registros Mensais de Atendimento;

- Reuniões internas e externas (Presenciais com medidas de biossegurança ou virtuais);

- Elaboração e construção de Planos de Atendimento Familiar;

- Ações de Educação Permanente (Para equipe ou usuários);

- Visitas (aos usuários ou instituições);

- Ações rotineiras;

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