quinta-feira - 22/06/2023
Equipamentos da Assistência Social promovem atividades voltadas ao São João
Por: Maricelio Almeida
A alegria do São João também está presente nos equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC) de Mossoró. Os Centros de Referência da Assistência Social (CRASs) estão promovendo os seus tradicionais arraiás, reunindo os grupos atendidos nas unidades, como idosos e adolescentes. Na tarde desta quinta-feira (22), a festa aconteceu em pelo menos dois CRASs: Redenção e Jardim das Palmeiras.
No Centro de Referência do bairro Redenção, o arraiá uniu os grupos de mulheres, idosos e adolescentes em uma tarde de muita animação, com direito à quadrilha improvisada, comidas típicas, pescaria, brincadeiras e música ao vivo, como destaca a diretora do equipamento, Sheyla Pedrosa.
“Quando unimos idosos e adolescentes estamos atendendo um dos principais objetivos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. É uma festa que une gerações, famílias, não apenas indivíduos sozinhos, para viver esse momento de alegria, de descontração, e ressaltando sempre a importância de um para o outro. O idoso é importante para o jovem e o jovem é importante para o idoso”, pontuou.
Rosa Duarte integra o grupo de mulheres do CRAS Redenção desde 2010 e faz questão de participar de todas as atividades realizadas no espaço. “O CRAS é uma família que nos acolhe muito bem. Aqui faço artesanato e é como uma terapia, porque estimula muito a nossa mente. Hoje é um momento muito especial. Todas as datas nós comemoramos. A equipe é maravilhosa”, contou, destacando ainda a presença do filho, Gustavo Duarte, de 12 anos, no arraiá e no grupo de adolescentes do CRAS.
Aos 64 anos, Francisca Rodrigues também aproveitou cada segundo do arraiá. “É muito bom. Na verdade, é ótimo. Diverte a gente, passa o tempo, distrai a nossa mente. É um lazer. Eu adoro o São João. Vou dançar muito”, afirmou. “É muito bom estar aqui. Eu amo”, acrescentou Eunice Paiva, 68 anos. “Eu amo dançar, inclusive fui a rainha do CRAS Redenção”, lembrou Francisca Ivonete, de 59 anos.
O São João do CRAS Redenção também abriu espaço para os jovens. Mariany Louisy, 13 anos, acompanhou a programação ao lado do grupo de amigos. “Aqui eu gosto de brincar, fazer as atividades. E hoje vai ser muito bom, porque teremos comidas típicas e muita alegria também. Eu e meus amigos gostamos muito daqui, porque é bem legal”, resumiu a adolescente.