terça-feira - 05/04/2022

Entrevistadores do Cadastro Único passarão por capacitação sobre revisão, averiguação e focalização cadastral

Por: Edinaldo Moreno

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC) realiza nesta quinta-feira (7) mais uma capacitação com os entrevistadores do Cadastro Único dentro das ações de Educação Permanente que vem sendo realizadas pela pasta municipal. Desta vez, o tema será revisão, averiguação e focalização cadastral.

A assistente social Marwyla Gomes destaca que o entrevistador do Cadastro Único tem um papel importante neste processo de informar à população que necessita dos serviços do órgão.

“Os nossos entrevistadores têm um papel importante. É o entrevistador que vai conduzir essa conversa de informar ao cidadão que procurou os nossos serviços que o Governo Federal encontrou alguma inconsistência em seu cadastro. O nosso trabalho é baseado na busca de direitos para essas pessoas que têm direito aos benefícios”, disse a assistente social que lembra também que haverá a discussão de outras temáticas no encontro.

Marwyla Gomes explica que mês a mês o governo disponibiliza lista com novos contemplados para o município de forma interna. “Nós recebemos também a listagem de pessoas que tem o benefício descontinuado, seja cancelado ou bloqueado por motivos que ele chama de revisão, averiguação e focalização cadastral”.

Ela ressalta que o governo entende ações de revisão em cima dos cadastros que estão desatualizados pelo prazo de 2 anos. “Nesse caso a revisão está contemplando os cadastros que estão desatualizados dos anos de 2016 e 2017”, complementa.

“Quanto aos processos de averiguação e focalização cadastral, o Governo Federal informa que achou inconsistência nas informações, por exemplo, alguma renda possivelmente tenha sido omitida da família que o governo achou em outros bancos de dados nacionais ou uma renda declarada superior para ter acesso ao Cadastro Único”.