sexta-feira - 07/11/2025
Entenda como funciona o Cadastro Único a nível da Prefeitura de Mossoró
Em Mossoró, o atendimento é realizado tanto no Centro Administrativo da Cidadania Prefeito Alcides Belo, localizado no bairro Aeroporto, como nas unidades descentralizadas, que são os Centros de Referência de Assistência Social (CRASs).
Por: Solange Santos
O Cadastro Único é uma base de dados na qual o Governo Federal, competência responsável pelo programa, busca e faz um filtro em cada município sobre a situação das famílias de cada região para terem acesso aos programas sociais. Enquanto todos os municípios do Brasil são responsáveis por viabilizar um espaço para poder receber os usuários e realizar os seus atendimentos.
Em Mossoró, o atendimento é realizado tanto no Centro Administrativo da Cidadania Prefeito Alcides Belo, localizado no bairro Aeroporto, como nas unidades descentralizadas, que são os Centros de Referência de Assistência Social (CRASs). Atualmente a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Juventude (Semasc) tem visitado comunidades da zona rural com “Cadastro Único em Ação”, levando o atendimento aos moradores da região.
“O Cadastro Único tem as suas atividades regidas pelo Governo Federal, onde fica no âmbito de sua competência a listagem de atualização, de fiscalização, os bloqueios, as liberações e concessões de benefícios, as suspensões e o acompanhamento dessas famílias, para que a partir daí elas possam participar de programas do Governo. A atualização cadastral fica de competência do município nessas unidades, nos equipamentos, porém, de acordo com o calendário operacional que o Governo Federal emite anualmente para todo o país”, declarou Mônica Raquel, coordenadora do Cadastro Único em Mossoró.
O sistema do Cadastro Único, que é de responsabilidade do Governo Federal, chega algumas vezes a ficar inoperante em todo o Brasil, onde o Governo Federal determina alguns dias no mês para fazer manutenção, filtragem e cruzamento com outras bases nacionais.
“Logo após os dias de inoperância do sistema, os cadastros são inseridos diariamente nas unidades. Desta sexta-feira (7) até domingo (9), informamos que o sistema estará fora do ar para manutenção, que reforço mais uma vez, é de competência do Governo Federal. A previsão é que na segunda (10), o sistema esteja funcionando novamente, onde continuaremos com os atendimentos de acordo com o calendário operacional. Já aproveito para informar aos nossos usuários que a próxima paralisação, de acordo com o calendário emitido pelo Governo Federal, ocorrerá no dia 12 de dezembro”, acrescentou.