sexta-feira - 02/09/2022

Encontro orienta profissionais para inserção de dados do Programa Saúde na Escola

Por: Edinaldo Moreno

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (2) um encontro entre profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Secretaria Municipal de Educação (SME). A reunião teve o intuito de orientar sobre como realizar ações, planejamento e inserção de dados no sistema do Programa Saúde na Escola (PSE).

De acordo com Luanda Mezaab, coordenadora de Política da Alimentação e Nutrição da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o encontro também serviu para criação do Grupo de Trabalho Intersetorial, além da pauta principal que era a inserção dessas ações do PSE no sistema.

“Nós temos um sistema que registra todas as ações que acontecem tanto nos ambientes da Secretaria de Educação como da Assistência Social. Eles ficam dentro da Secretaria da Saúde. Também foi composto o GTI municipal, onde têm representantes dentro das pastas da Educação e da Saúde. Ele vai trabalhar planejando as ações de saúde dentro dos espaços escolares.

Aline Oliveira, coordenadora do PSE, destacou a parceria entre os equipamentos das duas pastas municipais que realizam as atividades. “Esse programa é desenvolvido com ações dentro das escolas e UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Quando uma escola faz determinada ação é necessário o preenchimento de um formulário de atividade coletiva disponível no E-SUS. Esse momento de hoje foi para construir uma ponte maior entre as escolas e UBSs”.