segunda-feira - 10/08/2026
Encontro de Boas Práticas abre Semana do Cuidado na Gestação, Puerpério e Desenvolvimento Infantil
Por: Edinaldo Moreno
Na tarde desta segunda-feira (10) ocorreu a abertura da Semana do Cuidado na Gestação, Puerpério e Desenvolvimento Infantil. O momento destacado como “Encontro de Boas Práticas” aconteceu no auditório do Centro Administrativo Alcides Belo, no bairro Aeroporto. A atividade é direcionada aos enfermeiros e diretores da Atenção Primária a Saúde (APS). A medida é uma estratégia de educação permanente voltada para estes profissionais, com foco no fortalecimento do monitoramento e da qualificação dos indicadores relacionados à saúde materno-infantil.
O encontro reuniu profissionais das equipes de saúde para a apresentação e troca de experiências exitosas relacionadas ao monitoramento dos indicadores materno-infantil. As equipes que vêm alcançando melhor desempenho compartilharão seus processos de trabalho, estratégias de organização da assistência, formas de monitoramento dos indicadores e ações implementadas para qualificar o cuidado às gestantes, puérperas e crianças.
A diretora da Atenção Primária a Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (APS/SMS), Diana Fernandes, compareceu a abertura da Semana do Cuidado na Gestação, Puerpério e Desenvolvimento Infantil e destacou a relevância do tema. Ela ressalta ainda que todo o treinamento é fundamentado em notas técnicas e diretrizes preconizadas pelo Ministério da Saúde.
“O objetivo desta semana é promover a atualização e a qualificação de enfermeiros da Atenção Primária à Saúde e diretores de Unidades Básicas de Saúde, com foco no cuidado à gestante, no puerpério e no desenvolvimento infantil. Considerando que este é o mês dedicado à conscientização sobre o aleitamento materno, o tema mostra-se pertinente ao momento que vivenciamos. Buscamos enfatizar o incentivo aos profissionais para que abordem a importância da amamentação em suas práticas de atendimento”, explicou.

A proposta é promover um espaço de aprendizagem entre pares, estimulando a cooperação entre as equipes e a disseminação de práticas bem-sucedidas que possam ser adaptadas à realidade de cada território. Com isso, busca-se apoiar as equipes com maiores desafios no alcance das metas, fortalecer o uso dos indicadores como ferramenta de gestão do cuidado e contribuir para a melhoria contínua dos resultados da APS.
“Esta palestra é de extrema relevância para todos os profissionais que atuam na atenção primária em Mossoró. Ela vai auxiliar em nossa rotina e no nosso atendimento às nossas crianças, gestantes e puérperas. Esta ação de educação em saúde é fundamental para aprimorar a qualidade do atendimento prestado aos nossos usuários”, destacou a enfermeira Kezya Carvalho, que participou da abertura da capacitação.
Durante a semana, serão realizados momentos de integração, aprendizado colaborativo, análise de indicadores, discussão de casos, monitoramento das ações desenvolvidas pelas equipes e planejamento de intervenções, visando aprimorar o acompanhamento das gestantes, puérperas e crianças, garantindo a integralidade do cuidado e da assistência.
.jpeg)
DIÁLOGOS DE CUIDADO
Desta terça-feira (11) até a sexta-feira (14), serão realizados os “Diálogos de Cuidado”, encontros virtuais destinados às equipes de saúde da mesma Unidade Básica de Saúde (UBS), proporcionando um ambiente de troca de experiências e aprendizagem colaborativa com foco no fortalecimento dos processos de trabalho relacionados ao monitoramento dos indicadores materno-infantil.
As equipes que apresentam melhores resultados nos indicadores compartilharão suas estratégias de organização do processo de trabalho, práticas assistenciais, formas de monitoramento e acompanhamento das gestantes, puérperas e crianças, bem como as ações que têm contribuído para o alcance das metas estabelecidas.
Os Diálogos de Cuidado têm como finalidade estimular a cooperação entre as equipes, favorecer a disseminação de boas práticas e apoiar a construção de estratégias que possam ser incorporadas pelas demais equipes, respeitando as especificidades de cada território.
Álbum de fotos