terça-feira - 03/05/2022

Encontro com diretores e marcadores de UBSs alinha fluxo de atendimento com Central de Regulação

Por: Edinaldo Moreno

Com o intuito de alinhar ideias e fluxo de procedimentos regulados a fim de oferecer o melhor e mais adequado serviço à população mossoroense, ocorre nesta terça-feira (3) encontro entre a direção da Central de Regulação de Mossoró e gerentes e marcadores de exames e consultas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das zonas urbana e rural.

O encontro acontece em dois momentos. O primeiro aconteceu na manhã de hoje com representantes das unidades do Sítio Hipólito, da Penitenciária Mário Negócio, Alcides Martins Vera, Piquiri, Chafariz, Francisco Neto da Luz, Puxa Boi, Paulo Jansen Dantas, Luiza Vanessa, Elias Honorato, Marina Ferreira, Isabel Bezerra de Araújo, Francisco Canindé Ferreira, Antônio Soares Júnior, Francisco Marques da Silva, Francisco Nazareno Pereira Gurgel, Raimundo Clodovil Cavalcante, José Holanda Cavalcante, Heleno Gurgel, Marcos Raimundo Costa, Centro de Atenção Integrada à Criança, José Leão, José Fernandes de Melo e Raimundo Renê Carlos Castro. O principal objetivo da reunião foi adequar o fluxo de atendimento e as formas de atendimento para a otimização do serviço prestado ao cidadão.

“Nós estamos passando novos módulos de regulação, estamos passando formas corretas de solicitar, de regular. Estamos aqui fazendo uma capacitação com eles para que possam nas suas unidades colocar em prática, tornando assim o atendimento mais ágil e amplo para a população mossoroense”, explicou a Máxima Miliane Moreira, gerente executiva da Central de Regulação de Mossoró.

Diretora da Atenção Especializada em Saúde, Egislândia Oliveira destaca que a partir deste encontro será alinhada uma busca ativa das demandas reprimidas para que zere a fila de espera.

“A partir dessa reunião vamos fazer uma busca ativa das nossas demandas reprimidas que temos de consultas até marcações de exames e de cirurgias. Com isso, tentaremos sanar essa fila de espera. Em seguida tentaremos equilibrar e dar continuidade para evitar a fila de espera, as filas reprimidas que atualmente temos, que não é uma quantidade exorbitante”.

“É um encontro que estamos em busca de melhorias neste fluxo. Temos uma demanda reprimida pelo fato de ter vindo de dois anos de pandemia. Então, muita coisa ficou guardada e todos os holofotes foram direcionados para a Covid. Agora a gente está voltando à normalidade e buscando estratégias para que possamos diminuir esses procedimentos que estão lá guardados e aguardando uma marcação”, disse Katiana Aquino, diretora da Atenção Básica.

No período da tarde será discutida a mesma temática com os diretores e marcadores das UBSs Conchita Ciarlini, Lucas Benjamim, Cid Salém Duarte, Luiz Escolástico Bezerra, Joaquim Saldanha, Moisés Costa Lopes, Chico Costa, Ildone Cavalcante de Freitas, Sinharinha Borges, Centro Clínico Evangélico Edgard Burlamaqui, Antônio Camilo, Maria Soares da Costa, Francisco Pereira de Azevedo, Bernadete Bezerra, Vereador Durval Gurgel, Duclécio Antônio de Medeiros, Maria Neide da Silva, Epitácio da Costa de Carvalho, Aguinaldo Pereira, Mário Lúcio de Medeiros, Sueldo Câmara, Chico Porto e Vereador Lahyre Rosado.