sexta-feira - 21/01/2022

Encerramento de curso aborda Auxílio Brasil, limites e possibilidades da política de assistência social

Por: Edinaldo Moreno

Chegou ao fim o primeiro curso de nivelamento e atualização profissional na política de assistência social realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), através do Setor de Gestão de Pessoas. O evento foi realizado nesta quinta-feira (20), no auditório do Centro Administrativo Alcides Belo, abordou o Auxílio Brasil e os limites e possibilidades da política de assistência social nos municípios.

O curso encerrou com o quarto e quinto módulos. Na primeira parte houve a discussão acerca do Programa Auxílio Brasil (PAB) sobre os aspectos gerais e dúvidas do novo programa. Já no segundo momento, uma mesa-redonda formada por representantes da assistência social de outros municípios abordou pontos da política da assistência social.

“Nós estamos encerrando o curso que foi iniciado em meados de agosto/2021. Tivemos cinco módulos, nos quais hoje estaremos realizando o quarto e quinto módulos. Na primeira parte discutimos o Auxílio Brasil trazendo aspectos gerais da lei, aquilo que os beneficiários nos procura com relação às suas dúvidas. No segundo momento fizemos uma mesa com outros municípios, representantes da assistência, para discutir os limites e possibilidades da política de assistência social nos seus municípios”, destacou a assistente social Marwyla Lima.

Titular da SEMASC, Thiago Marques ressaltou a importância dos cursos de nivelamento para os servidores da pasta municipal. Segundo Marques, é a partir destes eventos que os trabalhadores da assistência social conseguem oferecer serviço público de excelência.

“Sempre damos importância a esses cursos. É a partir deles que a gente consegue oferecer um serviço público com a excelência que buscamos. Toda vez que fazemos cursos de nivelamento, cada vez que colocamos mais informações temos a certeza de que o serviço prestado lá na ponta, onde efetivamente chega ao cidadão, chega com o nível de capacidade técnica de alta efetividade”, frisou.

Dorisângela Lima, assistente social do Setor de Gestão de Pessoas, se mostrou bastante satisfeita com o curso realizado com os servidores da pasta municipal. Ela disse que o balanço da ação é positivo pela participação de todos no decorrer do curso.

“O balanço do curso de nivelamento e atualização é bastante positivo. Nós conseguimos atingir um público considerado de servidores. Quase 200 deles participaram dos módulos. Os servidores participaram, dialogaram, conversaram, sugeriram muito. Para se ter uma noção, cerca de dez temas que vão ser abordados ao longo de 2022 foram sugeridos durante o curso de nivelamento”, encerrou.