segunda-feira - 09/03/2020

Empresas de Mossoró comemoram equivalência ao SISBI-POA

Por: Comunicação

Em solenidade realizada nesta segunda-feira, 09, no Banco do Nordeste, em Fortaleza, foi entregue a Mossoró o selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). A iniciativa deve incentivar a atividade econômica local, aumentando a comercialização de produtos fabricados na cidade, que, com a equivalência, poderão ser vendidos em todo o país. 

“Desde o início, quando pensamos em implantar a empresa em Mossoró nós já tínhamos a intenção de trabalhar com o selo SISBI. Só o SIM seria inviável para a nossa indústria diante do potencial de produção”, defende Cário Maia, sócio-diretor da Frescomares, indústria de pescados recém instalada na cidade. Atuando com processamento e congelamento do pescado e frutos do mar, a empresa posteriormente pretende trabalhar na produção e comercialização de enlatados (tilápia, panga e camarão), com a extensão da unidade que iniciou com o funcionamento do frigorífico.

De acordo com Edinaide Moura, a Frescomares deve ser a primeira empresa a possuir o selo SISBI. “Isso porque na instalação eles já iniciaram o cumprimento das exigências para possuir o selo”, informa a médica veterinária que fez parte da comissão responsável pela equivalência ao SISBI, da Secretaria Municipal de Agricultura. 

Para o secretário Lahyre Neto, isso significa também o incentivo à diversificação  das atividades econômicas. “Mossoró é reconhecida pela exportação de frutas, pela produção salineira, de petróleo, mas agora também terá uma produção de origem animal que, com o SISBI, será comercializada para todos os estados do Brasil. Mossoró na vanguarda como a primeira cidade do Norte/Nordeste/Centro-Oeste. É o reconhecimento de um trabalho”, explica o responsável pela pasta de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo. 

Segundo a ministra da Agricultura Tereza Cristina, a equivalência ao SISBI demonstra a preocupação da prefeita Rosalba Ciarlini com o incentivo à produção e a desburocratização do setor. “Para que todos possam produzir e vender de maneira legal. Isso valoriza Mossoró, a produção de Mossoró. Só tenho a parabenizar”, conclui a representante do Governo Federal. 

O SISBI padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.

Fotos: Luciano Lelis

Tags:
Anterior Próximo